loading

Liga Zon Sagres: FC Porto estreia-se na liga com triunfo em Guimarães

O FC Porto puxou hoje dos galões de campeão na vitória suada frente ao Vitória de Guimarães, por 1-0, e à primeira jornada da Liga de futebol leva já dois pontos de vantagem sobre os rivais Benfica e Sporting.

Liga Zon Sagres:  FC Porto estreia-se na liga com triunfo em Guimarães

Um golo de Hulk, na transformação de uma grande penalidade, aos 45 minutos, tal como aconteceu na época passada frente à Naval, manteve a senda vitoriosa dos “dragões” na Liga, em que levam já uma série de 40 jogos sem conhecer o sabor da derrota, desde a época 2009/10.

O FC Porto, com Falcao no “banco”, promoveu duas alterações em relação ao jogo da Supertaça, com Otamendi e Guarin nos lugares de Maicon e Ruben Micael, respetivamente, enquanto o Vitória de Guimarães repetiu o “onze”.

O jogo começou “fechado” a meio campo, com as equipas a não ter espaço para estender o seu futebol, e com Varela, aos 05 minutos, e Targino, aos 11, a procurar a sorte através de remates de longe.

Hulk, muito marcado, procurou surpreender Nilson num livre quase sem ângulo, aos 14 minutos, e o guarda-redes do Vitória e Alex, aos 17, resolveram uma dupla situação de perigo.

Kléber, aos 28 minutos, desmarcado por Hulk, dispôs de uma oportunidade flagrante para chegar ao golo, mas o brasileiro não conseguiu desviar a bola do guarda-redes Nilson, que resolveu com uma palmada.

O encontro animou, adquiriu um ritmo frenético, e Toscano, aos 30 minutos, após centro de “letra” de Barrientos, deslumbrou-se frente ao guarda-redes Helton, que pôs fim à jogada.

Aos 32 minutos, na sequência de um canto, Rolando desviou por cima da baliza do Guimarães e aos 37 foi a vez de Barrientos, isolado frente a Helton, atrapalhar-se com a bola e falhar o remate.

Kléber, aos 43 minutos, uma vez mais lançado de forma incrível por Hulk, teve a hipótese de marcar, mas o guarda-redes Nilson não se deixou enganar e saiu aos pés do brasileiro fazendo a “mancha”.

O FC Porto chegou ao golo por Hulk, aos 45 minutos, na transformação de uma grande penalidade a castigar uma “gravata” de Leonel Olímpio a Sapunaru dentro da área do Vitória.

O ritmo intenso com que a partida chegou ao intervalo manteve-se no reatamento e o perigo voltou a rondar a baliza do Vitória, logo aos 47 minutos, na sequência de uma arrancada de Hulk, finalizada com um potente remate defendido por Nilson com os pés.

Kléber, aos 57 minutos, desta vez servido por Fucile, após boa leitura de jogo de Hulk, voltou a não conseguir desfeitear Nilson, e Otamendi, aos 58 e 65, negou a oportunidade de remate a Barrientos e Targino.

O Vitória operou três alterações de uma só vez, fazendo entrar Paulo Sérgio, João Alves e Saucedo, ao que o FC Porto respondeu com as chamadas de Falcao e Belluschi. Ruben Micael já tinha rendido Guarin.

Hulk, aos 70 minutos, voltou a procurar o golo, mas o remate saiu por cima, e com o aproximar do fim do encontro os “dragões” acusaram algumas falhas de concentração, que poderiam ter sido fatais.

Depois de Hulk, aos 86 minutos, e Falcao, aos 88, terem estado perto de marcar o dilatar a vantagem do FC Porto, pertenceu ainda ao Vitória, aos 89, uma ocasião soberana para chegar ao golo negado por Rolando.

Programa da jornada

Sexta-feira, 12 de Agosto de 2011
Gil Vicente - Benfica, 2 - 2

Sábado, 13 de Agosto de 2011
Rio Ave - Sp. Braga, 0 - 0
Sporting - Olhanense, 1 - 1

Domingo, 14 de Agosto de 2011
Marítimo - Beira-Mar, 0 - 0
Feirense - Nacional, 0 - 0
V. Setúbal - Paços Ferreira, 2 - 1
V. Guimarães - FC Porto, 0 - 1

Segunda-feira, 15 de Agosto de 2011
U. Leiria - Académica, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?