loading

Supertaça Europeia: FC Porto deve mutar o sistema de jogo

Vítor Pereira prometeu um FC Porto “fiel” aos seus princípios e modelo de jogo, mas o seu “4x3x3” frente ao campeão europeu FC Barcelona deve sofrer uma mutação no ataque, na Supertaça Europeia, sexta-feira no Mónaco.

Supertaça Europeia: FC Porto deve mutar o sistema de jogo
Futebol 365

As estatísticas da época passada dizem que nas seis derrotas averbadas em todas as competições o FC Barcelona jogou em inferioridade numérica no “miolo”, com os adversários a reforçar o meio campo, solução que deverá ser adotada também pelo treinador “azul e branco”.

Assim sendo, em vez de um ponta de lança, o FC Porto apostaria em dois avançados mais abertos – Hulk e Varela – com Bellushi, mais recuado entre ambos, a servir a dupla, bem como de vértice no losango que seria formado a meio campo.

Guardiola disse acreditar que os “dragões”, com um estilo de jogo que, segundo o próprio, também privilegia a posse de bola, vão manter a sua atitude habitual, convidando o opositor – a quem se multiplicou em elogios - a jogar de igual para igual.

Vítor Pereira admitiu que este FC Barcelona é a melhor equipa que já viu jogar, pelo que deverá adotar uma atitude mais conservadora, de modo a evitar sofrer o “pesadelo” que o presidente Pinto da Costa disse traumatizar o antecessor André Villas-Boas: “ser goleado”.

O FC Porto deve alinhar com Helton na baliza, protegido pelos centrais Rolando e Otamendi e os laterais Sapunaru, à direita, e Fucile, à esquerda.

Souza continua a ganhar terreno a Fernando como trinco, enquanto Guarin e João Moutinho jogam mais abertos no meio campo e Bellushi poderá ser o tal “pivot” de Hulk e Varela, com maior liberdade ofensiva.

Do lado do FC Barcelona, Valdés estará na baliza, atrás da dupla de centrais adaptados constituída por Mascherano e Abidal – Puyol e Piqué estão lesionados -, enquanto Dani Alves e Adriano farão as laterais.

Busquets é o trinco, Xavi e Iniesta os seus companheiros no “miolo” e na frente Messi será acompanhado nas laterais por David Villa e o talismã Pedro Rodrigues, que assim deverá deixar o reforço Alexis Sanchez no banco.

O árbitro holandês Bjorn Kuipers vai dirigir a partida marcada para as 20:45 (19:45 em Lisboa) no Estádio Luís II, com capacidade para 18.500 espetadores.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?