Yahima Ramirez (-78 kg) tem esta sexta-feira a última oportunidade de dar a Portugal uma medalha nos Campeonatos do Mundo de Judo, a decorrer em Paris, depois de os principais candidatos terem falhado.
A judoca de origem cubana, que este ano tem como melhor resultado um segundo lugar na Taça do Mundo de São Paulo, ficou isenta da primeira ronda, cabendo-lhe defrontar a vencedora do combate entre a eslovena Ana Velensek e a indiana Jina Devi Chongtham.
A portuguesa cruzou-se com Velensek em três ocasiões e perdeu por duas vezes, a última das quais nos Europeus deste ano, em Istambul, onde a eslovena acabaria por conquistar uma das medalhas de bronze. Yahima e a eslovena ocupam, respetivamente, a 25.ª e 26.ª posições no ''ranking'' mundial.
Yahima Ramirez tem nas mãos a última hipótese de conquista de uma medalha para as cores lusas, depois de os restantes judocas terem falhado esse objetivo. Telma Monteiro (-57 kg), por três vezes vice-campeã mundial, e João Pina (-73 kg), bicampeão europeu, eram os principais candidatos portugueses ao pódio.