O secretário de Estado do Desporto e da Juventude disse hoje que ''a breve trecho'' haverá novidades sobre a proteção das seleções nacionais, após uma reunião em Monte Carlo com o secretário-geral da UEFA.
Alexandre Mestre, que assiste hoje ao jogo da Supertaça europeia entre FC Porto e FC Barcelona, referiu à agência Lusa que a proteção das seleções nacionais constitui uma ''das prioridades a concretizar pelo Governo'' e sublinhou a convergência de posições com Gianni Infantino.
''A proteção das seleções é uma questão importante e é necessário medidas novas'', frisou o governante, que destacou a ''disponibilidade da UEFA em falar com o Governo'' português, a quem solicitou ''uma reunião informal''.
A proteção das seleções, em particular a cedência de jogadores por parte dos clubes, constitui uma das preocupações para o segundo mandato de Michel Platini como presidente da UEFA.
Alexandre Mestre, que no Mónaco acompanha o ministro com a tutela do desporto, Miguel Relvas, realçou ''o bom relacionamento'' e o “entendimento'' com a UEFA em outras questões relacionadas com o futebol.
A formação, bem como a proteção dos jovens jogadores, foi uma das questões analisadas, com o secretário de Estado do Desporto e da Juventude a garantir à UEFA que o executivo liderado por Pedro Passos Coelho está determinado em introduzir no quadro da lei o estímulo dos clubes na aposta em jogadores portugueses.
Alexandre Mestre disse ainda que Gianni Infantino revelou que a UEFA ''tem uma boa imagem do futebol português'' e que ''está atenta ao que se passa''.