A transferência de Radamel Falcao revelou-se infrutífera para evitar que o FC Porto registasse um défice próximo dos 15 milhões de euros (ME), resultante do maior investimento de sempre dos portistas num só ano (2011).
A balança negativa, respeitante às transferências entre 01 de janeiro e 31 de agosto deste ano, resulta da diferença entre os 45,8 ME encaixados com a venda de atletas e os 60,75 ME gastos pelo campeão nacional.
Nem mesmo a mudança de Falcao para o Atlético de Madrid, por 40 ME, impediu que os “dragões” registassem um resultado negativo, em consequência do maior investimento alguma vez efetuado por uma equipa portuguesa.
Além do avançado colombiano, o FC Porto encaixou ainda 5,8 ME com a venda de Rúben Micael (Atlético de Madrid) e com o empréstimo de Sereno (Colónia), além de ter também beneficiado com a transferência de Hélder Postiga, do Sporting para o Saragoça.
As aquisições assumiram papel preponderante para o défice do clube portista, que teve em Danilo e Alex Sandro, ambos ex-Santos, os maiores investimentos do ano, mas, ainda assim, atrás dos 13,5 ME pagos por 40 por cento do passe de Hulk, que tornaram o brasileiro na aquisição mais cara da história do futebol português (19 ME).
Sem qualquer compra durante o “mercado” de janeiro, os “dragões” investiram ainda em Iturbe (ex-Cerro Porteño), Kelvin (ex-Paraná), Kléber (ex-Marítimo), Defour (ex-Standard Liège) e Mangala (ex-Standard Liège), além de terem gasto 6,25 ME para aumentarem os direitos económicos sobre João Moutinho e James Rodríguez.
Normalmente “reis” do mercado de transferências, no que a saídas diz respeito, o campeão nacional viu-se ultrapassado pelo Benfica, ao passo que gastou o dobro do “rival” lisboeta.
- SAÍDAS:
Falcao Atl. Madrid (Esp) 40
Rúben Micael Atl. Madrid (Esp) 5
Hélder Postiga Saragoça (Esp) 0,5 (a)
Sereno Colónia (Ale) 0,3 (emp.)
TOTAL: 45,8 ME.
- ENTRADAS:
Hulk 13,5 (b)
Danilo Santos (Bra) 13
Alex Sandro Santos (Bra) 9,6
Mangala Standard Liège (Bel) 6,5
Defour Standard Liège (Bel) 6
João Moutinho 4 (c)
Kléber Atl. Mineiro (Bra) 2,4
James Rodriguez 2,25 (d)
Kelvin Paraná (Bra) 2
Iturbe Cerro Porteño (Par) 1,5
Rafael Bracalli Nacional Custo zero
Djalma Marítimo Custo zero
TOTAL: 60,75 ME.
a) clube detinha 50 por cento dos direitos económicos do jogador.
b) clube adquiriu mais 40 por cento dos direitos económicos do jogador, ao Club Atlético Rentistas.
c) clube adquiriu mais 22,5 por cento dos direitos económicos do jogador, à empresa Soccer Invest Fund.
d) clube adquiriu mais 30 por cento dos direitos económicos do jogador, à empresa Converge Capital Partners B.V.