Portugal qualificou-se hoje para as meias-finais do campeonato do Mundo de futebol de praia, mas só conseguiu eliminar o Senegal no desempate por grandes penalidades (3-2), depois de uma igualdade a quatro no final do prolongamento.
Depois de Torres e Belchior concretizarem, Madjer apontou o pontapé decisivo, já depois de Ba Cheikh falhar a terceira tentativa dos africanos.
Nas meias-finais, sábado, a formação das “quinas” vai enfrentar o Brasil, que, a fechar os “quartos”, necessitou de prolongamento para bater a Nigéria (10-8). A outra meia-final será jogada por Rússia e El Salvador.
Depois das três goleadas na fase de grupos, a equipa orientada por José Miguel foi testada em situação de maior pressão, até porque Portugal já vencia por 3-1 no fim do primeiro período e viu o seu domínio claramente ameaçado.
Pape Koukpaki inaugurou o marcador pouco depois dos quatro minutos, mas no segundo imediato, na saída da bola, Madjer “fuzilou” para o empate, que Belchior, a dar o melhor seguimento a um cruzamento, e Torres, com livre de longe, desfizeram.
Dois golos de Ngalla Sylla intervalados por 13 segundos valeram o empate no início da segunda parte, mas, quando os africanos dominavam e Portugal alinhava com os suplentes, Jordan recolocou os lusos no comando (4-3).
A menos de um minuto do fim do terceiro e último período, o Senegal empatou, num penalti convertido por Libasse Diagne, levando o jogo para um prolongamento que nada resolveu.
O “capitão” Cheikh Ba foi o primeiro a falhar um penalti e Madjer decidiu.
Ficha do Jogo:
Jogo no Estádio Del Mar, em Ravena (Itália).
Portugal – Senegal, 4-4 ap (3-2 gp)
Marcadores:
0-1, Pape Koukpaki, 4.25 minutos.
1-1, Madjer, 4.26.
2-1, Belchior, 4.53.
3-1, Torres, 9.40.
3-2, Sylla Ngalla, 12.32.
3-3, Sylla Ngalla, 12.45.
4-3, Jordan, 22.35.
4-4, Diagne Libasse, 35.15 (gp).
Marcadores no desempate por grandes penalidades:
0-1, Pape Koukpaki.
1-1, Torres.
1-2, Babacar Fall.
2-2, Belchior.
2-2, Cheick Ba (falhou).
3-2, Madjer.
Equipas:
- Portugal: Paulo Graça, Coimbra, Alan, Madjer e Belchior. Jogaram ainda João Carlos, Lúcio, Torres, Jordan, Marinho, Bruno Novo e Duarte.
- Senegal: Al Seyni Ndiaye, Cheikh Ba, Sylla Ngalla, Pape Koukpaki e Serigne NDour. Jogaram ainda Eymard Diatta, Isaac Thiam, Ibrahima Bakhoum, Babacar Fall, Libasse Diagne, Ndiaga Mbaye e Diakhate Assane.
Árbitro: Tasuku Ondera (Japão).