O cineasta russo Alexandre Sokurov venceu ontem o Leão de Ouro do Festival de Veneza com o filme “Fausto”, inspirado no grande clássico de Goethe, que conta uma história arquetípica de um frente a frente com o diabo.
As personagens movem-se numa atmosfera sufocante de fim de mundo, um tema que foi caro ao júri da 68.ª edição do festival italiano, que atribuiu ainda o prémio de melhor ator ao irlandês Michael Fassbender pela sua participação no filme “Shame” de Steve McQueen e de melhor atriz à chinesa Deanie Yip pelo filme “Taojie” (Uma vida simples”, de Ann Hui).
Entre os filmes em com petição estiveram por exemplo, 'Carnage', de Roman Polanski, 'A Dangerous Method', de David Cronenberg, 'Poulet aux Prunes', de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud, com Maria de Medeiros no elenco, '4:44 Last Day on Earth', de Abel Ferrara, e 'Dark Horse', de Todd Solondz.
O filme 'The Ides of March', realizado por George Clooney, abriu no dia 31 de agosto este festival de cinema italiano, que contou apenas com dois filmes portugueses, fora de competição.
O Festival de Veneza acolheu dezenas de filmes e muitas celebridades, entre as quais Madonna, Al Pacino, Kate Winslet, Matt Damon, Gwyneth Paltrow, Keira Knightley e Colin Firth.