loading

Liga dos Campeões: Benfica e FC Porto com estreias difíceis

O campeão português FC Porto recebe na terça-feira o Shakhtar Donetsk, numa primeira jornada da Liga dos Campeões de futebol difícil para os portugueses, com o Benfica a jogar com o vice-campeão europeu, Manchester United.

Liga dos Campeões: Benfica e FC Porto com estreias difíceis

Os “encarnados” recebem na terça-feira um velho conhecido, mas de más memórias, uma vez que, em sete partidas, todas na máxima prova europeia, apenas venceram uma vez, em 2005/06.

Na história está também a final da Taça dos Campeões europeus em 1968, quando o Benfica procurava o terceiro título europeu, mas acabou por perder por 4-1 frente a uma equipa que tinha jogadores como Bobby Charlton ou George Best.

No sábado, o Benfica venceu o Vitória de Guimarães, por 2-1, enquanto os “red devils” golearam o Bolton, por 5-0, com Rooney a marcar três golos.

No outro encontro da ronda, os suíços do Basileia recebem os romenos do Otelul Galati.

No regresso à “Champions”, depois da conquista da Liga Europa, o FC Porto recebe na terça-feira o Shakhtar Donetsk, que na última temporada atingiu os quartos de final.

O treinador dos “dragões”, Vítor Pereira, não poderá contar com o defesa Rolando e o médio Guarin, expulsos na Supertaça Europeia frente ao “Barça” (0-2).

Esta será a terceira vez que as duas equipas se encontram nas competições europeias, depois do FC Porto ter eliminado o campeão ucraniano da Taça das Taças de 1983/84, com um empate fora (1-1) e uma vitória caseira (3-2).

Na sexta-feira, FC Porto manteve o percurso perfeito na Liga portuguesa, depois de derrotar o Vitória de Setúbal, por 3-0, enquanto o Shakhtar isolou-se provisoriamente na liderança da Liga ucraniana, com uma goleada sobre Volyn Lutsk, por 5-1.

O APOEL, dos portugueses Paulo Jorge, Nuno Morais e Hélio Pinto, recebe o Zenit, de Bruno Alves e Danny, no outro encontro do Grupo G.

Um dos grandes encontros da ronda está marcado para o Camp Nou, com o FC Barcelona a receber na terça-feira o AC Milan, na primeira ronda do Grupo H, que terá igualmente um confronto entre os checos do Plzen e os bielorrussos do BATE Borisov.

Na Catalunha, estarão duas equipas que em conjunto têm 11 troféus da mais importante prova europeia de clubes, com sete para os campeões italianos e quatro para os espanhóis.

A procura pela décima Taça dos Campeões Europeus começa na quarta-feira para o Real Madrid, com uma deslocação ao terreno do Dínamo de Zagreb, de Tonel, na primeira ronda da “poule” D.

Os “merengues” jogam na Croácia ainda sem José Mourinho no banco, a cumprir o penúltimo jogo de castigo.

No outro encontro do grupo, os holandeses do Ajax defrontam o Lyon, que não poderá contar com o ex-“dragão” Lisandro Lopez.

O treinador português André Villas-Boas estreia-se na Liga dos Campeões, com a receção do Chelsea ao Bayer Leverkusen na terça-feira.

Num Grupo E bastante forte, o Genk, em teoria a equipa mais frágil, recebe o Valência.

Naquele que será talvez o “grupo da morte”, o Manchester City recebe na quarta-feira o Nápoles, enquanto o Bayern de Munique visita o Villarreal.

Também equilibrado deverá ser a “poule” F, com o campeão alemão Borussia de Dortmund a receber o Arsenal e o Marselha a visitar o Olympiacos.

“Repescado” para substituir o Fenerbahçe, o Trabzonspor visita o Inter de Milão, campeão em 2010, numa primeira jornada do Grupo B, que terá também um Lille-CSKA de Moscovo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?