A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, visitou hoje as obras do estádio Mineirão, em Belo Horizonte, numa cerimónia comemorativa dos 1.000 dias para o Mundial2014 de futebol.
Dilma Rousseff, que estava acompanhada pelo ex-futebolista Pelé, além do ministro brasileiro do desporto, Orlando Silva, e de autoridades locais, ficou cerca de 10 minutos no local das obras, mas não fez nenhum discurso.
Entre as diversas ações realizadas em Belo Horizonte, realce para a assinatura do projeto da chamada Lei Geral do Mundial, que regulamenta questões como a cessão de direitos de imagem e a venda de produtos licenciados. Essa assinatura era exigida há meses pela FIFA.
A visita de Dilma Rousseff a Belo Horizonte foi realizada simultaneamente à greve dos operários do estádio Mineirão, que reivindicam melhores salários. Os trabalhadores manifestaram-se durante a manhã, mas não acompanharam a vistoria da presidente à arena.
Protestos de operários também marcam os 1.000 dias para o Mundial2014 no Rio de Janeiro, onde a Justiça do Trabalho analisa a legalidade da uma greve iniciada em 01 de setembro nas obras do estádio do Maracanã, previsto para ser palco do encerramento do evento desportivo.
Em São Paulo, a grande atração foi o ex-futebolista Ronaldo, recebido em festa por crianças da periferia da cidade num palco montado no canteiro de obras do futuro estádio do Corinthians.
Hoje passou a funcionar uma câmara instalada pela FIFA nas obras do estádio, que transmite em tempo real a evolução da construção. As outras 11 obras pelo país também contarão com esse sistema.
Apesar das inúmeras críticas pelo atraso na construção do seu estádio, São Paulo é considerada favorita na disputa pela cerimônia de abertura do Mundial2014.
Brasília, sede do governo brasileiro, também está empenhada em conseguir o papel de destaque do evento.
Segundo a Agência Brasil, os 1.000 dias para o Mundial2014 são marcados na cidade por concertos, projeções, iluminação especial de edifícios, circulação de balões comemorativos e uma intervenção de graffiti nos tapumes que cercam as obras do Estádio Nacional.