O jamaicano Yohan Blake conseguiu esta sexta-feira a segunda melhor prestação mundial de todos os tempos nos 200 metros da última etapa da Liga Diamante de atletismo, em Bruxelas.
Blake, com um tempo de 19,26 segundos, aproximou-se do recorde mundial de Bolt, o qual alcançou a melhor marca do ano nos 100 metros, ao impor-se aos compatriotas Nesta Cárter e Lerone Clarke, em 9,76 segundos para melhorar o melhor registo do ano até aqui, da autoria de outro jamaicano, Asafa Powell, em duas centésimas de segundo.
Além do recordista mundial do hectómetro e duplo hectómetro, também o etíope Kenenisa Bekele e a norte-americana Morgan Uceny alcançaram melhores marcas do ano nos 10 mil e 1.500 metros, respetivamente, enquanto o português Marco Fortes foi sétimo no lançamento do peso.
No Van Damme Memorial, o bicampeão olímpico Bekele realizou a melhor marca do ano, em 26.43.16 minutos, à frente do queniano Lucas Rotich, ao passo que Uceny inscreveu o seu nome no topo da lista mundial, com um registo de 4.06 minutos.
No peso, Marco Fortes, com um arremesso de 19,83 metros, obteve a sétima posição, longe do seu recente recorde nacional, conseguido há cerca de cinco semanas, em Copenhaga, com 20,89 metros.
Marco Fortes fez cinco lançamentos entre os 19,42 e os 19,83, numa prova dominada pelos norte-americanos Reese Hoffa (22,09) e Christian Cantwell (22,07), também com os seus máximos do ano.