O Benfica foi o clube dos três ''grandes'' que terá a missão mais complicada na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, enquanto FC Porto e Sporting atuam em casa de equipas das III e II divisões.
O sorteio, hoje realizado na sede da Federação Portuguesa de Futebol, ditou que os ''encarnados'', que na temporada passada caíram às mãos do FC Porto, detentor do troféu, tenham de se deslocar a Portimão para defrontar o Portimonense, formação recentemente despromovida à Liga de Honra.
Por seu turno, o FC Porto, que na final da edição passada goleou o Vitória de Guimarães por 6-2, inicia a defesa do troféu fora de casa, em Sintra, frente ao Pêro Pinheiro, uma equipa da terceira divisão (quarto escalão).
Também o Sporting vai defrontar uma equipa de escalão inferior, o Famalicão, equipa que milita na segunda divisão (terceiro escalão), o mesmo sucedendo com o Vitória de Guimarães, finalista da última edição da prova, que recebe o Moura, da segunda divisão.
O sorteio para esta terceira eliminatória ditou que pelo menos duas equipas da Liga principal fiquem desde logo pelo caminho, ao emparceirar os jogos Beira-Mar-Marítimo e Feirense-Nacional.
A terceira eliminatória da Taça de Portugal está agendada para 16 de outubro, tendo os jogos que envolvem as quatro equipas ainda em prova nas competições europeias sido antecipados para sexta-feira (14 de outubro), o Portimonense-Benfica, enquanto os restantes três Pêro Pinheiro–FC Porto, 1.º Dezembro–Sporting de Braga e Famalicão-Sporting, se disputamk no dia seguinte.