O Comité Executivo e as 53 federações da UEFA pretendem a realização de apenas jornadas duplas para os jogos de seleções e que o habitual encontro particular de agosto seja suprimido, para não colidir com os campeonatos nacionais.
A recomendação foi adotada durante a reunião conjunta de Limassol, Chipre, na qual o Comité Executivo debateu com as federações vários assuntos relacionados com o desenvolvimento do futebol de seleções.
“Foi dado apoio incondicional para um calendário composto apenas de jornadas duplas e sem datas para um jogo amigável, em particular no mês de Agosto, algo que ajudaria a agilizar o calendário competitivo das seleções e a evitar choques com os campeonatos nacionais”, refere um comunicado da UEFA.
A mesma nota diz ainda que vai prosseguir “o processo de consulta com as várias partes envolvidas”, tendo em vista o estabelecimento de um “calendário europeu a recomendar à FIFA”.
O comité aprovou a doação de 500.000 euros à Federação Japonesa de Futebol, a título de solidariedade, pelos danos causados pelo recente desastre natural (terramoto/tsunami) que abalou o país em 11 de março.