A FIFA proibiu hoje a realização de jogos no Iraque de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, devido a questões de segurança.
O organismo que gere o futebol mundial justificou a decisão com “questões de segurança geral” no Iraque, após as deficiências verificadas no estádio de Irbil, a 02 de setembro, quando o Iraque recebeu a Jordânia, em jogo de apuramento para o Mundial2014.
Este encontro, que terminou com o triunfo da Jordânia por 2-0, esteve interrompido durante mais de cinco minutos, devido a uma falha na iluminação do estádio, por quebra de fornecimento de energia elétrica.
O Iraque deverá nomear um país alternativo para acolher o próximo jogo de qualificação para o Mundial2014 frente à China, a 11 de novembro.
Na qualificação olímpica, o próximo compromisso da seleção iraniana está agendado para 23 de novembro, frente à Austrália.
O Iraque tem disputado os seus jogos em Irbil, a cerca de 350 quilómetros a norte de Bagdade, por causa das objeções das seleções visitantes em jogarem na capital do país.