loading

Fórmula 1: Vettel a um ponto de se sagrar bicampeão mundial

Sebastian Vettel (Red Bull) procura este fim-de-semana cumprir a formalidade de conquistar um ponto no Grande Prémio do Japão para se tornar o mais jovem bicampeão Mundial de Fórmula 1.

Fórmula 1: Vettel a um ponto de se sagrar bicampeão mundial

Numa carreira marcada pela precocidade, Vettel pode assegurar o título quando ainda ficam a faltar quatro corridas até ao fim do campeonato, na 15.ª das 19 provas, tornando-se o terceiro campeão mais precoce, depois do compatriota Michael Schumacher e do britânico Nigel Mansell.

Depois de já ter sido o mais jovem a arrebatar o cetro da categoria rainha do desporto automóvel, no ano passado, Vettel assume-se cada vez mais como o sucessor natural de Schumacher, o último grande dominador que a F1 conheceu, vencedor de sete títulos mundiais.

Vettel poderá até sagrar-se campeão sem se sentar ao volante do Red Bull, desde que o britânico Jenson Button (McLaren), segundo classificado do campeonato e o único piloto que mantém ténues expetativas de estragar a festa do alemão, não ganhe a prova japonesa.

O campeão do Mundo não se tem mostrado disponível para abdicar da vitória em qualquer pista e os resultados obtidos em 2011 demonstram-no: Vettel ganhou nove das 14 corridas realizadas e obteve quatro segundos lugares, tendo falhado o pódio apenas no GP da Alemanha, ao terminar a prova caseira no quarto lugar, além de ter conquistado 11 “pole positions”.

O GP Japão não parece, aliás, o local indicado para os adversários esperarem por um deslize do líder do Mundial, que obteve “dobradinhas” (partir da “pole” e vencer a corrida) no sinuoso circuito de Suzuka nas duas últimas temporadas.

Ao impor-se na edição do ano passado, Vettel tornou-se o piloto mais jovem a repetir a vitória na mesma prova, mas o germânico guarda boas recordações do Japão desde 2007, quando se tornou o mais jovem a liderar uma corrida de F1, recordes que ainda vigoram.

Button, pelo contrário, nunca parece ter encontrado a melhor forma de abordar as 17 curvas do traçado de Suzuka, pois nunca ganhou no Japão, tendo como melhor resultado o terceiro lugar em 2004, a única vez em que subiu ao pódio.

A corrida do GP do Japão de 2011 realiza-se no domingo, ao longo de 53 voltas ao circuito de Suzuka, na extensão total de 307,471 quilómetros.

Programa do GP do Japão (horas de Lisboa):
- Sexta-feira (07 out):
1ª sessão de treinos livres, 02:00.
2ª sessão de treinos livres, 06:00.
- Sábado (08 out):
3ª sessão de treinos livres, 03:00.
Sessão de qualificação, 06:00.
- Domingo (09 out):
Início da corrida, 07:00.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?