A Dinamarca precisou de apenas 22 minutos para marcar quatro golos em Nicósia e golear o Chipre (4-1), antes de receber Portugal no encerramento do grupo H de qualificação para o Euro2012.
A seleção escandinava tinha de vencer para manter intactas as suas aspirações ao apuramento direto por via do primeiro lugar, que vai discutir com a equipa portuguesa em Copenhaga na terça-feira.
A verdade é que os dinamarqueses entraram absolutamente decididos a resolver cedo a questão e se assim o pensaram melhor fizeram, quando Jacobsen abriu o marcador logo aos 07 minutos para, quatro minutos volvidos, Rommedhal assinar o segundo golo.
O Chipre nem sequer teve tempo de pôr em prática a sua estratégia e organização defensivas, tal a forma avassaladora como entraram os dinamarqueses, sendo obrigados a reagir e a jogar mais abertos na tentativa de chegar ao golo e reduzir a diferença no marcador.
Nada mais conveniente para a seleção escandinava, que, no espaço de dois minutos (20 e 22), aumentou o resultado para 4-0, aproveitando algum balanceamento ofensivos dos cipriotas, e decidiu o destino da partida.
Nem o golo já em período de compensações da primeira parte serviu de motivação aos cipriotas para a segunda parte.
No reatamento, a Dinamarca limitou-se a gerir a vantagem, tirando o pé do acelerador e cedendo iniciativa controlada aos cipriotas, que não estão nada à vontade quando têm de assumir as despesas do jogo.
Com esta vitória concludente em Chipre, a Dinamarca vai agora discutir o primeiro lugar e o apuramento direto para o Euro 2012 frente a Portugal na próxima terça feira.
Ficha do jogo:
Jogo no estádio GSP, em Nicósia.
Chipre - Dinamarca, 1-4
Ao intervalo: 1-4.
Marcadores:
0-1, Jacobsen, 07 minutos.
0-2, Rommedhal, 11.
0-3, Krohn-Dehli, 20.
0-4, Rommedhal, 22.
1-4, Avraam, 45+1.
Equipas:
- Chipre: Georgalidis, Poursaitidis (Solomou, 46), Pelagias, Merkis, Alexandrou, Dobrasinovic, Demetriou (Satsias, 71), Efrem, Charalamt, Avraam e Konstadinou (Christofi, 62).
(Suplentes: Kissas, Christofi, Okkas, Parpas, Satsias, Solomou e Stavrou).
- Dinamarca: Sorensen, Jacobsen (Silberbauer, 72), Kjaer, Bjelland, Poulsen, Kvist, Eriksen, Zimling (Jorgensen, 68), Rommedahl (Poulsen, 71), Krohn-Dehli e Bendtner.
(Suplentes: Andersen, Jorgensen, Larsen, Poulsen, Schone, Silberbauer e Svenson).
Árbitro: Marijo Strahonja (Croácia).
Ação disciplinar: cartões amarelos a Bjelland (24), Poursaitidis (35), Zimling (39), Avraam (64) e Dobrasinovic (75).