loading

Luís Figo já está no «Passeio da Fama» do Mónaco

O português Luís Figo faz desde hoje parte do “Passeio dos Campeões”, no Mónaco, onde deixou a marca dos seus pés, como símbolo do grande futebolista que foi, numa homenagem apenas reservada aos maiores jogadores do Mundo.

Luís Figo já está no «Passeio da Fama» do Mónaco
Futebol 365

“As homenagens nunca se pedem, nem nunca se recusam, aceitam-se, porque partimos sempre do princípio que o seu sentimento é genuíno”, disse à Agência Lusa Figo, que se junta assim no “Passeio dos Campeões” a Eusébio, um dos homenageados na edição de 2003.

Para Figo, o facto de a homenagem assim ser feita é especialmente emblemática: “Aquilo que sou e a história que escrevi deve-se em grande parte à marca que hoje vou deixar num passeio do Mónaco: os meus pés. É evidente que eles foram responsáveis por executar aquilo que a minha cabeça pedia'', explicou.

“O futebol deu-me o que sou e o que serei e aquilo que posso fazer, a todos aqueles que me apoiaram e me seguiram durante toda a minha carreira, é retribuir preservando a memória do futebolista que fui e do homem que sou. Obrigado a todos, principalmente a quem se lembrou de me incluir neste restrito grupo de futebolistas a quem decidiram prestar esta homenagem”, disse ainda Luís Figo à Lusa.

Na mesma ocasião, entraram para o “Passeio da Fama” mais três antigos jogadores: o holandês Ruud Gullit, o argelino Rabah Madjer e o ganês Abedi Pele.

O “Passeio dos Campeões” foi criado em 2003, numa iniciativa da Golden Foot, e nesse ano os escolhidos para deixar as primeiras marcas foram Eusébio, o argentino Diego Maradona, o francês Just Fontaine e o italiano Gianni Rivera.

A lista foi crescendo anualmente e no ano passado eram já 36 lendas do futebol homenageadas, não se repetindo no entanto, até hoje, a presença de um português.

Ao mesmo tempo, a Golden Foot promove anualmente a escolha de um jogador, ainda em atividade e com pelo menos 29 anos de idade e uma carreira brilhante.

Esse prémio já foi atribuído, entre outros, a Robert Baggio, Ronaldo, Pavel Nedved e Andrey Shevchenko. Entre 2003 e 2009 Luís Figo foi sempre um dos dez finalistas nomeados.

A Espanha lidera a lista de finalistas de 2011, com quatro nomeados.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?