O Benfica é, entre os ''grandes'' do futebol nacional, quem tem a tarefa mais complicada na terceira eliminatória da Taça de Portugal, ao defrontar hoje, em Portimão, o clube local, da Liga de Honra.
Os ''encarnados'', que na última edição da prova caíram nas meias-finais frente ao FC Porto, que viria a conquistar o troféu, são favoritos diante do Portimonense, que desceu na temporada passada à Liga de Honra.
O FC Porto não deverá sentir problemas em seguir em frente na defesa do título, ao defrontar, em Sintra, o Pêro Pinheiro, quarto classificado da série E da terceira divisão (quarto escalão do futebol português).
Igualmente favorito, o Sporting tem uma deslocação ao norte para defrontar o Famalicão, equipa que marcou presença pela última vez na primeira divisão na temporada de 1993/1994 e que ocupa presentemente o oitavo lugar da zona norte da segunda divisão (terceiro escalão).
Sintra receberá outra equipa que tem estado em destaque na Liga portuguesa nos últimos anos, o Sporting de Braga, que volta a defrontar o 1.º de Dezembro nesta fase da prova, depois de na temporada passada ter vencido igualmente em casa da equipa sintrense, nona classificada da zona sul da segunda divisão, por 2-1.
Depois de ter perdido a final da edição passada para o FC Porto, derrota no Jamor por 6-2, o Vitória de Guimarães inicia a sua caminhada esta temporada em casa, sendo claro favorito diante do Moura, quarto classificado da zona sul da segunda divisão.
Dos restantes embates da ronda, realce para os dois encontros que envolvem equipas da divisão principal, o que faz com que pelo menos dois conjuntos deste escalão não passem à quarta eliminatória (16 avos de final).
Em Aveiro, o Beira-Mar vai receber o Marítimo, enquanto a outra equipa insular, o Nacional,tem deslocação a Santa Maria da Feira para defrontar o Feirense.