loading

Liga Europa: Sporting muito superior em noite em que Capel brilhou

O Sporting venceu hoje o Vaslui por 2-0, numa noite em que foi muito superior aos romenos e em que o extremo espanhol Capel brilhou, em jogo da terceira jornada do grupo D da Liga Europa em futebol.

Liga Europa: Sporting muito superior em noite em que Capel brilhou
Futebol 365

A partida teve praticamente sentido único, o da baliza romena, à frente da qual o treinador do Vaslui ''estacionou o autocarro'', ao organizar a sua equipa num 4x5x1 pouco flexível, na tentativa de segurar o nulo o mais tempo possível.

A estratégia resultou durante 43 minutos, altura em que Evaldo conseguiu abrir o marcador, a tocar fácil para o fundo das redes romenas uma assistência de ''bandeja'' de Matías Fernandez.

Até aí, o Sporting dominou completamente, em termos de posse de bola e controlo do jogo, mas sentiu dificuldades evidentes em abrir espaços no ''bloco baixo'' romeno, muito junto e compacto a defender, e que nunca se desfez.

O treinador romeno não quis arriscar uma vírgula, deixando Yero Bello sozinho na frente entregue à sua sorte, só apoiado a espaços pelo ex-Paços de Ferreira Wesley, que foi sempre o quinto médio a fechar ''a linha de cinco'' em vez de um número nas costas do ponta de lança.

A falta de contundência dos ''leões'' no ataque assentou em dois aspetos: a falta de acutilância da ala direita, por responsabilidade de Pereirinha, em contraste com a ''alta voltagem'' de Capel no flanco oposto, e um certo ''isolamento'' de Wolfswinkel, metido em cunha na defesa romena, em função do distanciamento de Matías Fernandez e Shaars.

Os dois médios deviam ter pisado terrenos mais próximos de Wolfswinkel, alternando nesses movimentos de apoio ao ponta de lança, em vez de recuarem tanto para vir buscar a bola.

Ao mesmo tempo, o ponta de lança holandês não esteve em noite inspirada, tendo-lhe faltado espontaneidade e acutilância pela baliza, quase sempre à espera do apoio em vez de ter a baliza nos olhos e tentar visá-la.

Por outro lado, se é um facto que o ataque romeno não existiu praticamente, não é menos verdade que Anderson Polga, em grande forma, ''limpou'' tudo o que aparecia, não dando a mínima chance aos adversários.

Se o jogo já estava todo inclinado para a área romena, mais ficou a partir dos 38 minutos, quando Wesley foi expulso por agredir João Pereira, acentuando as dificuldades do Vaslui em suster o ataque ''leonino''.

Na segunda parte, o Sporting ''assentou arraiais'' nas imediações da área romena e o segundo golo passou a ser uma questão de tempo - demorou 25 minutos, altura em que Matías Fernandez fez o ''xeque-mate'' no jogo.

Capel prosseguiu o seu festival de desequilíbrios, ao melhor estilo de Paulo Futre, com mudanças de direção e velocidade que puseram a ''cabeça em água'' à defesa romena, mas havia sempre alguma coisa a evitar o golo, fosse o poste, fosse o guarda-redes Cerniauskas, fosse a sorte.

Domingos trocou os jogadores de menor rendimento, Pereirinha e Wolfswinkel, por Carrillo - maravilhoso ''túnel'' a isolar Matias para o segundo golo - e Bojinov que voltou a mostrar que é voluntarioso, e substituiu Capel para a mais do que merecida ovação do público.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?