A equipa orientada pelo técnico português Manuel Barbosa, o Shandong, ganhou hoje no campo do Shenzhen por 3-2, ascendendo ao sexto lugar da SuperLiga chinesa de futebol, com o mesmo número de pontos dos quarto e quinto classificados.
A uma jornada do fim da prova, o Shandong soma 44 pontos, tantos como o Jiangsu e o Qingdao, e apenas menos três que o Liaoning, que ocupa o último dos três lugares que dão acesso à Taça dos Campeões Asiáticos.
Vencedor da SuperLiga chinesa na época passada, o Shandong começou este ano muito aquém do que se esperava e há um mês e meio decidiu despedir o treinador e substitui-lo por Manuel Barbosa, que até então dirigia a Academia de Futebol do clube.
Sob a direção do técnico português, o Shandong perdeu apenas um jogo e qualificou-se para a final da Taça da China, no dia 19 de novembro.
A SuperLiga chinesa, disputada por 16 equipas, termina na quarta-feira.
Duas outras equipas chinesas são orientadas por portugueses: o Beijing GuoAn, de Jaime Pacheco, que já assegurou o segundo lugar e o acesso à Taça dos Campeões Asiáticos, e o Dalian, de Nelo Vingada, que está no 13.º lugar, mas conseguiu evitar a despromoção.