loading

China: Jaime Pacheco em segundo, Manuel Barbosa quinto

A equipa orientada pelo técnico português Jaime Pacheco, o Beijing GuoAn, perdeu hoje no campo do Xangai por 1-0, mas já tinha assegurado o segundo lugar e terminou a super-liga chinesa de futebol com a melhor defesa da prova.

China: Jaime Pacheco em segundo, Manuel Barbosa quinto
Futebol 365

Já o Shandong, orientado por Manuel Barbosa, terminou a competição com uma vitória frente ao Henan (1-0), ascendendo ao quinto lugar da tabela, enquanto o Dalian, de Nelo Vingada, garantiu a manutenção.

Durante 30 jornadas, o Beijing GuoAn sofreu apenas 21 golos, menos dois do que o novo campeão da China, o Guangzhou, que venceu a super-liga com uma vantagem de quinze pontos sobre o segundo classificado.

A equipa orientada por Jaime Pacheco foi também a segunda mais goleadora, com 49 golos (menos 18 que o Guangzhou), onze dos quais apontados pelo australiano Joel Griffiths.

Na época anterior, antes da contratação do técnico português, o Beijing GuoAn ficou no quinto lugar e, ao contrário deste ano, não teve acesso à Liga dos Campeões Asiáticos.

A classificação do Shandong não dá acesso direto à Liga dos Campeões Asiáticos, mas poderá ainda qualificar-se caso vença a final da Taça da China, no próximo dia 19, frente ao Tianjin, equipa que acabou a super-liga em 10º lugar, com menos dez pontos que a formação de Manuel Barbosa.

Vencedor da SuperLiga na época passada, o Shandong começou este ano muito aquém do que se esperava e, há um mês e meio, decidiu despedir o treinador e substitui-lo por Manuel Barbosa, que dirigia a Academia de Futebol do clube.

Sob a direção do técnico português, o Shandong perdeu apenas um jogo.

A equipa orientada pelo técnico português Nelo Vingada, o Dalian, empatou no campo do Hangzhou (0-0), terminando a prova em 12.º lugar, acima da zona de despromoção.

Campeão da Coreia do Sul na época anterior, Nelo Vingada foi contratado pelo Dalian no verão passado, herdando “uma equipa intranquila”.

“O objetivo é manter a equipa na super-liga. Matematicamente, ainda podemos ser despromovidos, mas estou otimista”, disse Nelo Vingada à agência Lusa, algumas semanas depois de começar a orientar o Dalian.

Dos dez jogos que disputou nos últimos dois meses, a equipa de Nelo Vingada ganhou três, perdeu outros tantos e empatou quatro.

Depois do empate alcançado hoje, o Dalian soma 32 pontos, mais cinco e mais nove do que os dois últimos classificados, o Chengdu e o Shenzhen, respetivamente, que vão descer de divisão.

Dalian, situada na costa Norte chinesa, é considerada “a capital do futebol” na China e o clube local foi o que conquistou mais títulos desde que a modalidade se tornou profissional.

A profissionalização do futebol chinês começou em 1993, depois de o país se ter convertido à ''economia de mercado socialista''.

Em 2002, pela primeira e única vez, a China conseguiu qualificar-se para a fase final de um Mundial de futebol, mas perdeu os três jogos que disputou e não marcou um único golo.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?