O avançado Emmanuel Adebayor, do Tottenham, decidiu voltar à seleção, anunciou hoje em comunicado a Federação Togolesa de Futebol (FTF), explicando que o jogador está disponível para as próximas qualificações.
“O Emmanuel Adebayor reiterou a sua disponibilidade para reintegrar a seleção, com vista aos jogos de qualificação para a Taça das Nações Africanas (CAN) de 2013 e o Mundial de 2014”, diz a nota da FTF.
No comunicado, o organismo explica ainda que o jogador dos “Spurs” espera que “com os novos responsáveis da federação se abra um novo capítulo” e que se compromete a jogar os próximos jogos de qualificação nas duas competições.
Segundo fontes próximas da FTF, o antigo “capitão” do Togo jogará na próxima terça-feira a segunda “mão” da primeira eliminatória (o primeiro jogo realiza-se sexta-feira, em Bissau) da zona africana de qualificação para Mundial2014, com a Guiné-Bissau, em Lomé.
O jogador, de 27 anos e com 38 internacionalizações, tinha renunciado à seleção em abril de 2010, justificando que não conseguia recuperar dos incidentes que ocorreram no CAN2010, quando a seleção do Togo foi vítima de uma emboscada, em Angola.
O autocarro que transportava a comitiva do Togo, na véspera da CAN, foi então atacado por elementos ligados ao movimento independentista de Cabinda, e do ataque resultaram três mortos e ferimentos em vários jogadores.