loading

Football Talks: Presidente do Lyon assinala «défice» de clubes portugueses

O presidente do Lyon e vice-presidente da Liga francesa de futebol, Jean Michel Aulas, considerou hoje que os principais clubes do futebol português “têm um défice importante no mercado televisivo”.

Football Talks: Presidente do Lyon assinala «défice» de clubes portugueses
Futebol 365

“Há um risco enorme de distorção da concorrência, porque FC Barcelona e Real Madrid não se podem comparar aos melhores clubes portugueses nas receitas televisivas”, disse Aulas, na sua intervenção no Football Talks, congresso internacional a decorrer em Cascais.

Jean Michel Aulas lembrou que clubes portugueses “têm alcançado uma performance notável” nas competições europeias, mas assinalou a diferença em matérias de proveitos gerados pelas transmissões televisivas.

Por isso, o responsável pelo Lyon desde 1987 advogou a necessidade de “encontrar uma solução que não favoreça os clubes muito grandes em relação aos médios e aos pequenos”.

Alertou ainda para “o risco de o atual sistema de transferências desaparecer” com o “Fair-Play” Financeiro, apesar de considerar este instrumento da UEFA “uma oportunidade fabulosa” e “uma ideia indispensável e generosa”.

Não obstante, Aulas assinalou que o “Fair-Play” Financeiro “comporta um risco terrível de deflação no mercado de transferências” e referiu-se também ao “risco dos clubes em crescimento ficarem em desvantagem em relação aos estabelecidos, devido às receitas de televisão menores e às taxas de juro”.

Aulas disse que votou favoravelmente o “Fair-Play” Financeiro, mas argumentou que são necessários “ajustamentos e uma implementação gradual”, opinando que deveria existir um período de transição de “três anos”, para que “os clubes se preparem”.

“Não podemos fechar definitivamente as portas aos investidores”, observou.

O presidente do Lyon relatou ainda a experiência no clube francês, campeão francês de 2001/02 a 2007/08, lembrando que assumiu funções no Olympique com a equipa na 2.ª divisão, com um orçamento de quatro milhões de euros e um prejuízo de um milhão de euros.

Jean Michel Aulas explicou que baseou a estratégia para recuperar o clube na “rotura com o modelo tradicional de futebol” e “na modernização e profissionalismo”, apostando em quatro eixos: academia, otimização na negociação de jogadores, recrutamento e diversificação.

Como exemplo do crescimento do clube, Aulas referiu que a academia produziu “16 dos 29 jogadores” do atual plantel e as transferências nos últimos sete anos representaram 23 por cento das receitas do Lyon.

Nos últimos 10 anos, Aulas assinalou que o montante gerado nas transações de jogadores do Lyon fixou-se em 323 milhões de euros.

Promovido pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional, o congresso internacional Football Talks iniciou-se hoje e prolonga-se até sexta-feira.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?