loading

Marchetti defende que «democracia serve para defender coletivo»

O diretor de competições da UEFA, Giorgio Marchetti, disse hoje que “a democracia serve para defender o coletivo”, em resposta a Karl-Heinz Rummenigge, que, na sua intervenção no congresso Football Talks, denunciou falta de legitimidade do organismo.

Marchetti defende que «democracia serve para defender coletivo»
Futebol 365

Marchetti disse que aceita “que os clubes e as ligas defendam os seus interesses”, mas considerou “excessivo colocar a questão como sendo as federações contra as ligas e os clubes”.

O responsável da UEFA rebateu as declarações de Karl-Heinz Rummennige, presidente executivo do Bayern Munique e da Associação Europeia de Clubes (ECA), que, no painel anterior, denunciou a “falta de democracia” na UEFA e na FIFA.

Rummenigge argumentou que clubes e jogadores devem estar “no processo decisivo”, em questões tão sensíveis como a da definição de calendários, mas Marchetti refutou, afirmando que “em muitas federações nacionais, clubes e ligas já estão representados”.

“Faz parte do jogo democrático haver vários níveis de representação. Todos querem defender os seus interesses, mas a democracia é mais complexa e serve para defender o coletivo”, disse.

Apesar de haver divergências, Giorgio Marchetti disse que ainda acredita “que o futebol possa encontrar uma conjugação de interesses das partes envolvidas”.

No entanto, o diretor de competições da UEFA não deixou de questionar por que razão existe a EPFL (Associação das Ligas Europeias de Futebol) a defender as Ligas e a ECA os clubes, que compõem os campeonatos.

De resto, o diretor executivo da EPFL, Emanuel Medeiros, também advogou que tem de haver maior representatividade das ligas, corroborando com Karl-Heinz Rummenigge.

“Tem de haver democracia porque há falta de legitimidade nas federações internacionais. Ter dois assentos é irrelevante, o que seria bom era ter 50 por cento”, disse.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?