O argentino Lionel Messi (Barcelona) e o brasileiro Neymar (Santos) figuram entre os candidatos ao prémio “Puskas 2011”, que celebrará o melhor golo do ano.
O galardão foi criado em 2009 pela FIFA, evocando o falecido Ferenc Puskas, capitão e estrela da seleção nacional húngara, nos anos 50 do século passado.
Da lista de candidatos constam ainda os golos do belga Benjamín de Ceulaer, dos mexicanos Giovani Dos Santos e Julio Gómez, do sueco Zlatan Ibrahimovic, do argentino Lisandro López, do inglês Wayne Rooney, do sérvio Dejan Stankovic e da jogadora norte-americana Heather O'Reilly.
Na edição de 2009, o prémio foi entregue ao português Cristiano Ronaldo, então jogador do Manchester United, enquanto em 2010 ficou nas mãos do turco Hamit Altintop.
Tanto Messi como Neymar repetem as suas candidaturas na presente temporada, com o argentino a competir com um golo marcado ao Arsenal, na Liga dos Campeões, enquanto o brasileiro aparece à custa de um tento assinado contra o Flamengo.
Os dez golos foram nomeados por um comité de especialistas da FIFA e o vencedor será apurado pelo número de votos que receber no sítio oficial do organismo na Internet.
A entrega do prémio acontecerá a 9 de janeiro de 2012, na gala da FIFA, onde também será conhecido o Melhor Jogador do Mundo, a galardoar com a Bola de Ouro.