A Académica eliminou hoje o FC Porto da Taça de Portugal em futebol, ao vencer por 3-0, em Coimbra, numa partida da quarta eliminatória em que os golos foram todos marcados na segunda parte.
Há 41 anos (3-2 nas Antas, a 31 de outubro de 1971) que a ''Briosa'' não vencia os ''dragões'', que sucumbiram ao futebol de ataque da equipa de Coimbra, depois de uma primeira parte muito fraca de ambos os conjuntos, em que se registou apenas um remate à baliza.
O segundo tempo trouxe uma Académica determinada, que, logo aos 47 minutos, poderia ter aberto o ativo, por Marinho, que, isolado, permitiu a antecipação de Bracalli a pontapé.
Aos 64 minutos, a ''Briosa'' inaugurou o marcado por intermédio de Marinho, que, numa jogada de contra-ataque, só teve de encostar, após o cruzamento de Sissoko, lançado por Éder, um verdadeiro quebra-cabeças para a defesa portista.
A perder, o treinador Vítor Pereira lançou no jogo Kléber e James Rodriguez, mas o FC Porto não foi capaz de reagir à desvantagem e sofreu o segundo golo aos 82 minutos, por Adrien, no seguimento de um cruzamento de Hélder Cabral.
Com os ''dragões'' balanceados no ataque, embora sem criar grandes ocasiões de perigo, a Académica ''matou'' o jogo aos 89 minutos, com um golo de Diogo Valente, que apareceu isolado, depois de mais um passe de Éder.