O espanhol Daniel Juncadella, da equipa Prema Powerteam, venceu hoje a Taça Intercontinental FIA de Fórmula 3 integrada no Grande Prémio de Macau, numa prova de 15 voltas rodada em mais de 50 por cento com o ''safety car''.
Dois acidentes logo na partida obrigaram à entrada do ''safety car'' na pista, quando o belga Laurens Vanthoor, em Dallara-Volkswagen, colidiu com o seu companheiro na equipa Signana, na curva do hotel Lisboa.
Esta curva, que anualmente atrai bastantes espetadores pelos constantes acidentes e ultrapassagens no limite que ali acontecem em quase todas as provas de automóveis, foi, sem dúvida, o local onde se decidiu a corrida.
Largando da ''pole position'', o alemão Marco Wittmann, num Dallara-Volkswagen da equipa Signature, ainda controlou as primeiras voltas, cumpridas a ''meio gás'' devido aos acidentes, bandeiras amarelas e à presença do ''safety car''.
Depois de uma segunda interrupção motivada por acidente ter levado o ''safety car'' novamente à pista, Marco Wittmann não segurou a vantagem e, à chegada ao hotel Lisboa, caiu de primeiro para quinto, numa travagem feita nos limites por vários concorrentes.
Daniel Juncadella, em Dallara-Mercedes, aproveitou a ocasião para se colocar na liderança, depois de ter saído do sexto lugar da grelha.
O brasileiro Felipe Nasr, num Dallara-Volkswagen da Carlin, manteve o segundo posto que ocupava na prova – e na grelha – e ainda tentou chegar ao lugar mais alto do pódio, mas novo acidente e outra entrada do ''safety car'', na penúltima das 15 voltas da corrida, deitaram por terra qualquer objetivo de lutar pela liderança.
Apesar de ter perdido vários lugares na chegada ao hotel Lisboa, Marco Wittmann ainda recuperou duas posições, até ao terceiro lugar, e foi também ''prejudicado'' pelo fim atípico da prova, com o ''safety car'' a entrar nas boxes poucos metros antes de a bandeira de xadrez ser mostrada aos pilotos.
O português António Félix da Costa, que largou do 22.º lugar da grelha após na véspera não ter podido aproveitar o segundo posto à partida por se ter partido a caixa de velocidades, recuperou muitas posições no início da corrida, mas problemas técnicos ditaram o seu abandono, num fim de semana para «não recordar».