O “derby” deste sábado entre Benfica e Sporting quase monopoliza as atenções da 11.ª jornada da Liga de futebol, numa ronda em que, mais do que a eterna rivalidade, se joga também a liderança.
O jogo de intensas paixões tem, desta vez, o extra de poder mudar o cenário no topo da tabela, na qual FC Porto e Benfica lideram com os mesmos 24 pontos, mas apenas mais um do que o Sporting e três do que Marítimo.
Tudo se joga entre sábado e domingo, primeiro com o Estádio da Luz como cenário, e depois, no dia seguinte, no Dragão, com o campeão FC Porto a passar um dos piores momentos da época e a receber o sempre difícil Sporting de Braga.
Para o Benfica, é fundamental manter a liderança, numa semana em que se apurou também para os oitavos de final da Liga dos Campeões, mas para isso precisa de vencer o Sporting, a fazer uma das melhores épocas dos últimos anos.
Só um triunfo deixará as “águias” dependentes de si próprias no que toca à liderança, mesmo que esta seja repartida e caso o FC Porto também consiga ultrapassar o obstáculo Sporting de Braga no dia seguinte.
Já o Sporting precisa de vencer o grande rival se quiser “sonhar” com a liderança, mas aqui os “leões” dependem sempre do que o campeão em título FC Porto consiga capitalizar frente aos minhotos.
Equipas prováveis
Benfica:
Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Ezequiel Garay e Emerson; Javi García; Axel Witsel, Pablo Aimar e Nico Gaitán; Rodrigo e Óscar Cardozo.
Sporting:
Rui Patrício; João Pereira, Oguchi Onyewu, Anderson Polga e Emiliano Insúa; André Santos, Stijn Schaars e Elias; Andre Carrillo, Ricky Van Wolfswinkel e Diego Capel.