loading

Dez «águias» voam à liderança diante de 11 «leões» com garras afiadas

Dez jogadores do Benfica resistiram hoje meia hora ao Sporting, num repleto Estádio da Luz, e ganharam mais um ''eterno derby'', por 1-0, assumindo a liderança da Liga Zon Sagres no início do segundo terço do campeonato.

Dez «águias» voam à liderança diante de 11 «leões» com garras afiadas
Futebol 365

Um golo do espanhol Javi Garcia, aos 42 minutos, apesar da expulsão do paraguaio Cardozo, aos 63, deu o triunfo aos ''encarnados'', agora com mais três pontos que FC Porto e mais quatro que os rivais lisboetas, embora os ''dragões'' ainda recebam o Sporting de Braga, no domingo.

As ''águias'' aumentaram a sua invencibilidade para 22 partidas oficiais esta época em todas as competições e impediram os ''leões'' de comemorar a oitava vitória seguida na Liga.

Ambos os treinadores, Jorge Jesus e Domingos Paciência, inovaram, com soluções de recurso. Jesus apostou no brasileiro Jardel como defesa central, no lugar do compatriota e ''patrão'' da defesa benfiquista, Luisão, e Domingos deu a titularidade a Daniel Carriço, outro central, mas adaptado a ''trinco'', em vez de André Santos, até aqui substituto do argentino Rinaudo, também lesionado.

O esquema “4-2-3-1” dos ''encarnados'', com a dupla hispano-belga composta por Javi Garcia e Witsel atrás dos argentinos Gaitan e Aimar e do brasileiro Bruno César foi surpreendido pelo muito dinâmico “4-3-3” dos “leões”.

Carriço ''bloqueava'' Aimar, o brasileiro Elias e o holandês Schaars pressionavam bem cedo e o chileno Matias Fernandez e o espanhol Capel apoiavam nas alas, atrás e à frente, originando maior posse de bola do Sporting no meio campo contrário.

Só num pontapé de canto, cobrado por Aimar para a cabeça da área, Gaitan teve oportunidade de atirar de primeira, ao poste direito da baliza de Patrício, aos 12 minutos, num momento de grande inspiração.

Com a lesão de ''Matigol'', aos 25 minutos, e as trocas constantes de lado de Bruno César e Gaitan, o Benfica foi conseguindo galgar terreno, mas o peruano Carrillo, quando entrou em campo, aumentou a velocidade do flanco direito, acompanhado por João Pereira.

Em cima do intervalo, nova cobrança de um canto por Aimar descobriu Javi Garcia a saltar mais do que a concorrência e o espanhol atirou de cabeça, de cima para baixo ao primeiro poste, inaugurando o marcador.

Logo no início da segunda parte, um erro do defesa norte-americano Onyewu deixou a bola à mercê de Aimar e o argentino assistiu o paraguaio Cardozo, que fintou dois defesas contrários e só foi contrariado pela grande saída de Rui Patrício, a evitar o segundo golo dos anfitriões.

Aos 59, num lance de insistência, João Pereira e Carrillo combinaram e o peruano assistiu Elias, completamente isolado frente a Artur, mas o cabeceamento do médio brasileiro foi correspondido com uma impressionante defesa do compatriota.

Com os ''leões'' a voltarem a mostrar as “garras” junto à área adversária, Cardozo perdeu a cabeça aos 63 minutos e deixou a sua equipa com menos um elemento, já que os seus protestos por uma decisão do árbitro levaram João Capela a expulsá-lo, por acumulação de cartões amarelos.

Elias voltaria falhar um golo praticamente feito, aos 65, atirando ao lado depois de o holandês Van Wolfswinkel ter recuperado uma bola da qual Artur desistira.

O improvisado “4-4-1” benfiquista, já com o internacional sub-21 espanhol Rodrigo na frente, foi resistindo a todas as investidas ''leoninas'' pelos flancos, mesmo com os visitantes já a arriscar um “3-5-2”, com o búlgaro Bojinov perto de Wolfswinkel, além dos desesperados e infrutíferos cruzamentos nos minutos finais.

Programa da jornada

Sexta-feira, 25 de Novembro de 2011
Académica - Beira-Mar, 0 - 1

Sábado, 26 de Novembro de 2011
Nacional - Marítimo, 2 - 2
Benfica - Sporting, 1 - 0

Domingo, 27 de Novembro de 2011
Feirense - Rio Ave, 2 - 0
Gil Vicente - U. Leiria, 2 - 1
FC Porto - Sp. Braga, 3 - 2
Paços Ferreira - Olhanense, 1 - 1

Segunda-feira, 28 de Novembro de 2011
V. Guimarães - V. Setúbal, 3 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?