O antigo futebolista Sócrates, que disputou os mundiais de 1982 e 1986, foi hospitalizado pela terceira vez num ano e o seu estado é considerado grave, segundo fontes médicas.
Sócrates, uma das maiores estrelas do ''escrete'', foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na quinta-feira.
Segundo comunicado clínico, Sócrates sofreu um ''choque séptico de origem intestinal'' provocado por uma bactéria, e encontra-se nos cuidados intensivos, com respeiração assistida, em estado grave.
O antigo jogador, que ficou conhecido pela sua elegãncia em campo e pelos passes de calcanhar, tem 57 anos de idade e já esteve internado anteriormente devido a uma cirrose hepática, provocada por excessos alcoólicos.
Em finais de Setembro recebeu alta, após ter estado nove dias em coma induzido e com respiração artificial, dada a gravidade da sua situação, tendo reconhecido publicamente, após esse tratamento, a sua dependência do álcool.
Sócrates passou a maior parte da sua carreira no Corinthians, mas representou também Flamengo, Santos e Botafogo de Ribeirão Preto, além de uma passagem pelos italianos da Fiorentina.
Foi também um ativista político, militante de Esquerda nas décadas de 70 e 80, durante a ditadura brasileira, que governou o país entre 1964 e 1985.