Os portugueses Cristiano Ronaldo e José Mourinho, do Real Madrid, estão entre os três finalistas para ganhar a Bola de Ouro da FIFA de 2011 nas categorias de jogador e treinador, respetivamente.
Vencedor em 2008, ainda como jogador do Manchester United, Cristiano Ronaldo, “Bota de Ouro” em 2009/2010, vai lutar pelo prémio com o argentino Lionel Messi, vencedor em 2009 e 2010, e o espanhol Xavi, ambos do FC Barcelona.
Por seu lado, José Mourinho, vencedor em 2010, concorre com o espanhol Pep Guardiola (FC Barcelona) e o escocês Alex Ferguson (Manchester United), os finalistas da última edição da Liga dos Campeões, ganha pelos catalães.
No que respeita ao prémio de melhor jogador, Messi é o grande favorito ao “tri”, depois de uma época 2009/2010 em que conquistou a Liga dos Campeões, prova em que foi o melhor marcador, e a Liga espanhola.
Messi, que marcou um golo na final da “Champions” (3-1 ao Manchester United) e dois nas meias-finais (“bisou” no 2-0 no reduto do Real Madrid), já ganhou esta época a Supertaça Europeia (um golo no 2-0 ao FC FC Porto) e a Supertaça espanhola (três golos face aos “merenegues”, em dois jogos).
Por seu lado, Ronaldo tem para exibir a sua segunda “Bota de Ouro”, face aos 40 golos conseguidos na última edição da Liga espanhola, sendo que, em termos coletivos, venceu apenas a Taça do Rei, graças a um golo da sua autoria, na final com o “Barça” (1-0, após prolongamento).
Omnipresente em todos os triunfos dos catalães, o médio Xavi é o outro candidato, repetindo o estatuto de finalista que já havia ostentado em 2010, então ao lado de Messi e de Iniesta, agora “substituído” por Cristiano Ronaldo.
Na categoria dos treinadores, Mourinho, vencedor em 2010 depois de ter levado o Inter de Milão ao título europeu em 2009/2010, não é o principal candidato a repetir o sucesso, já que apenas venceu a Taça do Rei.
Pep Guardiola, que levou o FC Barcelona às vitórias na Liga dos Campeões, Supertaça Europeia, Liga espanhola e Supertaça espanhola, é o grande favorito, em véspera de poder também arrecadar o Mundial de clubes.
Por seu lado, Alex Ferguson comandou o Manchester United a um histórico 19.º título inglês (os “red devils” ultrapassaram os 18 do Liverpool) e chegou ainda à final da Liga dos Campeões, perdida para o “Barça” (1-3).
No que respeita ao “Prémio Puskas”, para o golo do ano, os candidatos são Messi (face ao Arsenal), o brasileiro Neymar, do Santos (Flamengo), e o inglês Wayne Rooney, do Manchester United (Manchester City).
Entre as mulheres, a brasileira Marta, detentora do título, volta a estar entre as três finalistas, juntamente com a japonesa Homare Sawa e a norte-americana Abby Wambach.
Na categoria de treinador de equipa feminina, o título vai ser discutido entre o francês Bruno Bini e o japonês Norio Sasaki, selecionadores dos seus respetivos países, e a sueca Pia Sundhage, responsável pela seleção dos Estados Unidos.
Os vencedores vão ser anunciados a 09 de janeiro de 2012, na Gala da Bola de Ouro FIFA 2011, uma organização conjunta do organismo que superintende o futebol mundial e a revista francesa France Football.
Lista dos três nomeados em cada categoria:
MASCULINOS
Jogador do ano
CRISTIANO RONALDO, POR (Real Madrid, Esp).
Lionel Messi, Arg (FC Barcelona, Esp).
Xavi, Esp (FC Barcelona, Esp).
Treinador do ano
Alex Ferguson, Esc (Manchester United, Ing).
Pep Guardiola, Esp (FC Barcelona, Esp).
JOSÉ MOURINHO, POR (Real Madrid, Esp).
Golo do ano (Prémio Puskas)
Lionel Messi, Arg (FC Barcelona, Esp) ao Arsenal, Ing.
Neymar, Bra (Santos, Bra) ao Flamengo, Bra.
Wayne Rooney, Ing (Manchester United, Ing), ao Manchester City, Ing.
FEMININOS
Jogadora do ano
MARTA, Bra.
Homare Sawa, Jap.
Abby Wambach, EUA.
Treinador
Bruno Bini, Fra (seleção de França).
Norio Sasaki, Jap (seleção do Japão).
Pia Sundhage, Sue (seleção dos Estados Unidos).