O Conselho de Presidentes da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) vai reunir-se na quarta-feira, no Porto, onde a sucessão de Fernando Gomes, que foi eleito presidente da Federação Portuguesa de Futebol, vai estar em cima da mesa.
Fonte da LPFP disse à Lusa que o presidente da LPFP, Fernando Gomes, presidente do organismo, e o presidente da AG da Liga, José Luís Arnaut, deverão renunciar aos cargos até sexta-feira, véspera do dia em que serão empossados para cargos idênticos na FPF, para os quais foram eleitos no sábado.
Após a referida renúncia, segundo o ponto quatro do artigo 21.º dos seus estatutos, a Liga tem 10 dias para marcar um ato eleitoral intercalar, de onde sairá o mandato restante da direção, ou seja, até 2014.
Até às eleições, que deverão ocorrer entre janeiro e fevereiro de 2012, a vice-presidente Andreia Couto terá poderes para assinar despachos da Direção, conforme determinam os estatutos do organismo.
É com estes prazos que o Conselho de Presidentes vai abordar a substituição de Fernando Gomes, assim como o futuro da própria LPFP, num encontro que vai anteceder duas sessões da Assembleia-Geral, uma ordinária (para votação das contas da época anterior e do orçamento para a atual), e outra extraordinária, com matérias que resultam das transferência de competências para a FPF.
Na sessão extraordinária, os clubes vão ainda discutir e votar disposições transitórias para os regulamentos das Competições, Arbitragem e Disciplinar.
A criação das equipas “B” de clubes da Liga e a sua entrada direta na Liga de Honra, assim como as alterações aos Regulamentos de Competição para esse efeito, vão ser também debatidos, para que esta proposta seja apresentada à FPF.
O Conselho de Presidentes e as sessões da AG da Liga vão ocorrer no edifício da Alfândega do Porto, na quarta-feira, a partir das 14:00.