O treinador do FC Barcelona, Pep Guardiola, atribuiu hoje a vitória no Mundial de clubes de futebol ao grande espírito competitivo da equipa, considerando que os 13 títulos conquistados sob o seu comando “falam por si próprios”.
“Mais difícil do que chegar ao topo é mantermo-nos lá”, afirmou Guardiola, após a conquista do 13.º dos 16 títulos que já disputou no comando técnico do FC Barcelona, que hoje derrotou o Santos, por 4-0.
“Ganhar 13 títulos em 16 fala por si só”, disse o técnico, considerando que a equipa esteve ao nível da última final da Liga dos Campeões, disputada frente ao Manchester United.
Guardiola considerou que parte do sucesso da vitória esteve no facto de a formação catalã ter conseguido “isolar Neymar e impedi-lo de tabelar com Ganso”.
Apesar de ter reconhecido a importância do coletivo, Guardiola classificou o argentino Messi, autor de dois dos quatro golos da partida, como “um jogador distinto e especial”.
O técnico do Santos, Muricy Ramalho, resignou-se com a derrota, mostrando-se esperançado de que no futuro alguma equipa descubra o segredo para vencer o FC Barcelona.
“Não acho que alguma equipa possa derrotar o FC Barcelona hoje. Talvez uma equipa encontre o segredo no futuro”, referiu o técnico dos atuais campeões da Taça Libertadores.
Muricy Ramalho referiu que a derrota não deve desmoralizar a equipa e prometeu trabalho para tentar ganhar no futuro.
“A derrota não deve servir para colocarmos tudo em questão, não há nada de humilhante em perder para o FC Barcelona. O que nos resta a fazer é continuar trabalhando para voltar no próximo ano e tentar ganhar ao FC Barcelona ou a qualquer outra equipa”, explicou.
Já o internacional brasileiro Neymar reconheceu que o FC Barcelona “deu uma lição de como se joga futebol”.
“O jogo do FC Barcelona é muito difícil para qualquer equipa do Mundo. Não é de estranhar que seja a melhor. Conseguimos ser a segunda melhor do Mundo e isso, para nós, é como ser vencedor. Às vezes, para ganhar temos de perder antes”, afirmou o avançado do Santos, que foi eleito o terceiro melhor jogador da competição, atrás de Messi e Xavi.
O FC Barcelona, atual campeão espanhol e europeu, conquistou hoje pela segunda vez o Mundial de clubes de futebol, ao golear o Santos por 4-0, com golos de Messi (2), Xavi e Fabregas.