loading

Vela: «Investec Loyal» vence a 67.ª edição da regata Sydney-Hobart

O maxi australiano “Investec Loyal”, comandado por Anthony Bell, venceu hoje a 67.ª edição da regata Sydney-Hobart, cortando a meta com três minutos de vantagem sobre o “Wild Oats XI, que perseguia o sexto triunfo.

Vela: «Investec Loyal» vence a 67.ª edição da regata Sydney-Hobart

Depois de ter sido segundo em 2010 e quarto em 2008, o “Investec Loyal” foi o primeiro a cortar a linha de meta, com o tempo total de dois dias, seis horas, 14 minutos e 18 segundos.

Pouco depois da vitória, que pôs fim a cinco anos de hegemonia do “Wild Oats XI”, a organização anunciou a entrada de um protesto alegando que o “Investec Loyal” terá utilizado um helicóptero que fazia a cobertura televisiva para espiar o mais direto adversário.

De acordo com a organização, o protesto - que será analisado ainda hoje - refere “a existência de uma gravação áudio entre a tripulação e o helicóptero da ABC sobre o plano de rota do Wild Oats XI”.

Numa das regatas mais disputadas de sempre, os dois primeiros da classificação terminaram separados pela segunda menor diferença de toda a história da prova.

A batalha entre os dois maxis australianos foi uma constante, com o “Wild Oats XI”, que continua a manter o recorde da prova (um dia, 18 horas, 40 minutos e dez segundos), a liderar durante a maior parte da competição, mas ser ultrapassado na parte final.

O “Investec Loyal”, conhecido como zebra devido ao animal que tem desenhado na sua vela maior, pertence a uma fundação como mesmo nome e sofreu este ano várias remodelações que custaram quase meio milhão de dólares.

Das 88 embarcações que partiram, de Sydney, a 26 de dezembro, 77 deverão cortar a meta em Hobart.

A regata disputou-se num percurso com 628 milhas náuticas (1.164 quilómetros) entre o porto de Sydney, na costa oriental da Austrália, e Hobart, a capital da ilha da Tasmânia, situada 240 quilómetros a Sul do continente.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?