Declarações dos treinadores de Vitória de Guimarães, Rui Vitória, e Benfica, Jorge Jesus, após o triunfo do Benfica por 4-1, em jogo da Bwin Cup, disputado em Guimarães.
- Rui Vitória (Treinador do Guimarães):
“Primeiro quero dar os parabéns ao Benfica, porque venceu. A nossa equipa foi boa, com atitude excelente até à expulsão [de Pedro Mendes]. Tivemos postura competitiva de grande qualidade e obrigámos o Benfica a passar por grandes dificuldades, como ainda não vi outra equipa fazer. Criámos-lhes tantos problemas. Merecíamos ir para o intervalo com outro resultado.
A expulsão condicionou. O resultado é enganador pelo que se passou até à expulsão. Depois a qualidade individual dos jogadores do Benfica resolveu os problemas.
A nossa equipa foi determinada e atrevida a pressionar tão à frente. Criámos oportunidades, mas fomos penalizados por não materializar. Resultado foi pesado.
Há decisões [da arbitragem] na primeira parte desajustadas como foram decididas. O cartão amarelo ao Javi Garcia? Se calhar teria de ser expulsão, senão não mostrava nada. O jogo com certeza seria totalmente diferente e estaríamos aqui com semblantes e história do jogo diferentes. A expulsão do Pedro Mendes até será justa, mas temos de ver o que se passou antes. Resta-nos trabalhar e melhorar o que não esteve tão bem. Que a equipa de arbitragem faça o mesmo. Não queremos benefícios, nem prejuízos. Queremos apenas justiça. Coisas assinaladas tanto para um lado como para o outro.
Se os nossos sócios estão mais longe, nós temos de os conquistar com o jogo, trabalho cá dentro. O momento não é agradável em termos internos. Economicamente também pode limitar a assistência. Os sócios vão voltar em força. Agora temos de passar esta tempestade, fazer este caminho que não é fácil. Não vale a pena esconder cabeça na areia. Temos de trabalhar”.
- Jorge Jesus (Treinador do Benfica):
“Como tínhamos previsto, este jogo era de grau de dificuldade elevado. O Vitória de Guimarães é uma boa equipa. Com ambições nesta Bwin Cup. Durante a primeira parte fizemos o mais difícil, marcar o primeiro golo. Depois a equipa deveria controlar melhor a vantagem no marcador. Não o fizemos tão bem na primeira parte, apesar do Vitória de Guimarães ser uma equipa apenas de contra-golpe.
Na segunda parte, quando pensámos que se tornaria mais fácil, o Vitória de Guimarães empatou com um golo de bola parada. Depois da expulsão do Pedro Mendes, tudo se tornou mais fácil para o Benfica. Soubemos gerir a vantagem tática e técnica de ter mais um jogador. Fizemos quatro golos, poderíamos ter feito mais. Queríamos entrar na época com uma vitória. Foi muito bom. Estes dias de ferias tiraram-nos ritmo.
É um pouco subjetivo dizer qual a equipa que está a jogar melhor neste momento em Portugal. As equipas que comandam o campeonato são o Benfica e o FC Porto. Nunca pode ser uma equipa que não esteja na frente. Os que vão à frente normalmente são os que jogam melhor.
O Benfica tem um plantel que nos satisfaz. Sabemos que na abertura do mercado muitas coisas mexem com transferências. Até, do ponto de vista emocional, com alguns jogadores. Estamos muito bem com o que temos. Mas no futebol todos os dias muda qualquer coisa.
O Domingos (Paciência) tem a opinião dele. É verdade que o Benfica tem três anos de trabalho com a mesma equipa técnica. O FC Porto, tomando o ano (de Vítor Pereira) como adjunto, tem dois. No meu primeiro ano fomos campeões no Benfica”.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.