O treinador português André Villas-Boas, atualmente ao serviço do Chelsea, foi considerado o sétimo melhor treinador do Mundo em 2011, enquanto Nani ficou na 22.ª posição da Bola de Ouro FIFA para melhor futebolista.
Ao serviço do FC Porto, Villas-Boas venceu a Liga portuguesa, a Taça de Portugal e a Liga Europa, prestação que lhe valeu 4,16 dos votos na eleição para melhor do Mundo.
O prémio foi entregue ao espanhol Pep Guardiola (41,92 por cento), do FC Barcelona, seguido do escocês Alex Ferguson (15,61), do Manchester United, e do português José Mourinho (12,43), do Real Madrid.
Na votação para a Bola de Ouro FIFA, Nani ficou na 22.ª posição, de 23 concorrentes, ficando apenas à frente do espanhol Gerard Piqué, com um total de sete pontos (0,26 por cento), dos quais seis vieram do selecionador Paulo Bento e de Nuno Gomes, tendo o outro sido atribuído pelo selecionador de Cabo Verde, Lúcio Antunes.
O argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, foi eleito pelo terceiro ano consecutivo o melhor do Mundo, com 47,88 por cento, seguido do português Cristiano Ronaldo (Real Madrid), com 21,60, e do espanhol Xavi (FC Barcelona), com 9.23.