O treinador António Violante é o novo selecionador de futebol feminino, sucedendo a Mónica Jorge, que, entretanto assumiu o cargo de diretora da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para esta área.
Em nota publicada no seu sítio oficial, a FPF refere que António Violante contará com Susana Cova como técnica-adjunta, ela que coadjuvava Mónica Jorge também na seleção de sub-19, enquanto José Paisana e Marisa Gomes serão duas caras novas neste escalão.
“Fiquei muito contente e feliz com este contacto da Federação Portuguesa de Futebol porque, de momento, não estava a trabalhar no futebol e vou ter a oportunidade de enfrentar um desafio aliciante”, disse António Violante.
O técnico, que já passou por vários escalões da formação na FPF, chegando inclusive a dois títulos europeus, nos sub-18 e nos sub-16, regressa a um setor que também conhece e com o qual se estreou em 1993 na FPF, então como adjunto de António Simões.
“Sei que o futebol feminino evoluiu, está diferente para melhor e espero poder contribuir para o seu desenvolvimento em Portugal, não só com a obtenção de resultados desportivos, mas também no sentido de o melhorar através de novas propostas e na participação em projetos que já estão em andamento”, disse ainda, em declarações ao sítio da FPF.
António Violante admitiu também que o apuramento para o Europeu de 2013 será difícil, mas acredita que Portugal ainda pode fazer alguma coisa.
“Reconheço que as coisas não estão fáceis”, começou por dizer o técnico, lembrando, no entanto, que os resultados com Áustria e República Checa não foram desnivelados e que isso mostra “algum equilíbrio de forças”.
Nos sub-19, José Paisana chega com a experiência na formação de vários clubes (Benfica, Sporting, Cultural da Pontinha e Estrela da Amadora), numa tarefa em que contará com o apoio de Marisa Gomes, antiga jogadora de futsal e com passagens pela formação do FC Porto e do FC Foz.