Dwight Howard, dos Orlando Magic, quebrou uma marca com quase 50 anos na Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA), ao atirar 39 vezes da linha de lance livre na vitória sobre os Golden State Warriors, por 117-109, na quinta-feira.
Fraco atirador de lance livre e, por isso, alvo da maioria das faltas da equipa da casa, o poste dos Magic converteu apenas 21 das 39 tentativas, mas ultrapassou o registo de Wilt Chamberlain, que a 22 de fevereiro de 1962 lançou 34 vezes da linha de falta ao serviço dos Philadelphia Warriors.
Dominador nas tabelas, Howard terminou o encontro com 45 pontos e 23 ressaltos, conduzindo a equipa da Florida ao terceiro triunfo consecutivo, com o contributo do extremo turco Hedo Turkoglu, autor de 20 pontos.
Howard, que esteve 43 minutos em campo, nunca tinha feito mais de 24 lances livres num encontro, algo que aconteceu em quatro ocasiões previamente.
Com oito vitórias em 11 jogos, os Orlando Magic detêm o segundo melhor registo da Conferência Este, a par dos Miami Heat e atrás dos Chicago Bulls (12-2).