O Benfica fechou a primeira volta da Liga portuguesa de futebol com o melhor ataque, liderado pelo paraguaio Óscar Cardozo, goleador máximo da competição, que tem no campeão FC Porto a principal ''fortaleza'' defensiva.
Finalizada a primeira metade da Liga 2011/2012, a equipa orientada por Jorge Jesus soma 38 golos marcados, nas 15 jornadas disputadas, registo que a coloca no topo dos melhores ataques da principal competição do futebol nacional, conferindo-lhe uma média superior a dois golos por jogo.
O atual registo apenas é ultrapassado pelo de 2009/2010, época do último título conquistado, quando o atual líder somava 39 golos marcados no fecho da primeira volta.
De resto, é preciso recuar 22 anos para se vislumbrar melhor registo nas primeiras 15 jornadas: em 1989/1990, os ''encarnados'' contavam com 44 golos marcados, numa Liga disputada a 34 rondas.
A equipa do Benfica é a única, entre as 16 da Liga, a conseguir ''faturar'' em todos os jogos disputados, sendo que Académica (4-1), Paços de Ferreira (4-1), Rio Ave (5-1), União de Leiria (4-0) e Vitória de Setúbal (4-1) foram as ''presas'' mais dóceis da ''águia''.
Atrás do conjunto da Luz surgem FC Porto (34 golos marcados), Sporting de Braga (28) e Sporting (27) - precisamente os ''senhores'' que se seguem na tabela classificativa - em contraste com Feirense e Vitória de Setúbal, que registam os piores ataques da competição, ambos com 11 tentos.
Por outro lado, apesar de ter perdido a liderança, o campeão FC Porto fecha a 15.ª jornada com a melhor defesa, com oito golos sofridos, mais dois que na época passada e mais três que em 2007/2008, época em que os ''dragões'' conseguiram o melhor registo deste século (cinco sofridos).
A ''fortaleza'' portista apenas foi ''atingida'' por Gil Vicente, União de Leiria, Benfica, Sporting de Braga e Beira-Mar, sendo que leirienses, benfiquistas e bracarenses conseguiram-no por duas vezes cada.
Benfica e Beira-Mar, com 12 golos sofridos, seguem na peugada do campeão nacional, enquanto o Paços de Ferreira é a equipa que mais vezes foi buscar a bola ao fundo da sua baliza (32).
Para a ''performance'' ofensiva do Benfica na Liga, muito têm contribuído os golos do internacional paraguaio Óscar Cardozo, que, com 11 tentos apontados, lidera os marcadores nesta primeira metade da competição.
Este é o segundo melhor registo do ''Tacuara'', desde que chegou ao Benfica, em 2007/2008, sendo apenas superado pela temporada 2009/2010, quando contabilizava 14 golos, ao fim de 15 jornadas e a meio caminho de um percurso que lhe valeria, no final dessa época, a ''Bola de Prata'', com um total de 26 tentos.
O avançado ''guarani'' apontou um ''bis'' frente ao Vitória de Setúbal, no sábado, que lhe permitiu ultrapassar o senegalês Baba (10), autor do único tento do Marítimo em Paços de Ferreira (1-1).
O pódio de ''artilheiros'' encerra com o brasileiro Lima, do Sporting de Braga, que, no domingo, marcou o segundo tento dos bracarenses na vitória caseira sobre o Sporting (2-1), o nono da conta pessoal na prova.