Rui Machado desceu um lugar para 70.º e Frederico Gil tombou cinco até à 107.ª posição no “ranking” da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP Tour), que não regista qualquer flutuação no “top-10”.
Em véspera de arranque da sua participação na primeira prova do Grand Slam da temporada, em Melbourne, Austrália, Machado e Gil registam ligeiras descidas na hierarquia mundial, enquanto a terceira posição para as hostes nacionais pertence a Gastão Elias, no 166.º posto.
No “top-1000”, Portugal apresenta mais cinco tenistas: João Sousa (191.º), Pedro Sousa (340.º), Leonardo Tavares (765.º, desce um lugar), Gonçalo Pereira (951.º, sobe um lugar) e Gonçalo Falcão (962.º, sobe um lugar).
O “top-10” continua a ser liderado sérvio Novak Djokovic, seguido pelo espanhol Rafael Nadal, do suíço Roger Federer, do britânico Andy Murray, do espanhol David Ferrer, do francês Jo-Wilfried Tsonga, do checo Tomas Berdych, do norte-americano Mardy Fish, do sérvio Janko Tipsarevic e do espanhol Nicolas Almagro.