O português Armindo Araújo (Mini) está na 14.ª posição após o primeiro dia do Rali de Monte Carlo, prova de abertura do campeonato do mundo da especialidade, a 08:30 minutos do líder, o francês Sébastien Loeb (Citroen).
O dia foi de sorte para Loeb, que beneficiou de um acidente do finlandês Jari-Matti Latvala (Ford) no quarto troço, quando era líder com mais de meio minuto de vantagem sobre o francês, oito vezes campeão do mundo.
Após a primeira etapa, Loeb tem 1.04,2 minutos de avanço sobre o espanhol Dani Sordo (Mini) e 1.05,2 sobre o norueguês Petter Solberg (Ford).
As escolhas de pneus assumiram papel fulcral na jornada, até porque a incerteza nas condições climatéricas tornava particularmente complicadas as decisões sobre quais as melhores opções.
Latvala apostou em pneus para piso seco e foi quem melhor partido tirou da opção, uma vez que os pilotos que apostaram em combinações para chuva e neve foram sofrendo um desgaste muito acentuado.
Na quinta-feira, a segunda jornada do rali será também a mais longa, com 441,36 quilómetros, dos quais 131,76 serão cronometrados, repartidos por seis especiais.