Um golo de Varela permitiu ao FC Porto vencer hoje o Estoril, no Estádio do Dragão, em encontro da segunda jornada da terceira fase da Taça da Liga (Grupo D), deixando os portistas a um ponto das meias-finais.
Numa partida em que os jogadores do FC Porto revelaram alguma ausência de soluções coletivas, sobretudo na primeira parte, Álvaro Pereira destacou-se pelo empenho e velocidade ao serviço do ataque portista.
Do seu esforço ''nasceram'' quase todas as oportunidades da equipa da casa, nomeadamente a assistência para o golo de Varela, já na segunda parte.
O Estoril, por seu lado, apresentou-se com grande rigor defensivo e maior motivação, apesar de nunca ter criado grande perigo junto à baliza contrária.
Com a ansiada estreia de Danilo adiada, Vítor Pereira apresentou poucas novidades no “onze” inicial, apesar das presenças menos habituais - mas expetáveis - de Bracali, Mangala e Souza.
Com Kléber no ponto mais avançado da estratégia ''imutável'' dos ''Dragões'', toda a movimentação ofensiva, no primeiro tempo, foi feita de forma pouco esclarecida, da qual resultaram apenas três situações de perigo.
A primeira aos nove minutos, quando Mangala saltou mais alto que os restantes adversários e, acorrendo a um livre descaídos sobre a esquerda, cabeceou ao lado.
Mais tarde, com 23 minutos decorridos, Kléber ganhou em velocidade a Steven Vitória, mas a bola saiu mal pontapeada e ''morreu'' nas mãos de Vagner.
E, aos 37 minutos, foi a vez de João Moutinho, regressado após um jogo de suspensão, através da marcação de um livre direto, fazer brilhar o guarda-redes do Estoril.
A equipa de Marco Silva, apesar de ter entregue toda a iniciativa ao adversário, lá foi pondo em sentido a defensiva anfitriã, com um par de jogadas entre os seus três avançados (Moreira, Carlos Eduardo e Gerso), mas nenhuma obrigou Bracali a esmerar-se.
O intervalo carregou baterias aos ''dragões'', que surgiram mais rápidos no terreno, e Kléber voltou a enjeitar, aos 51 minutos, uma boa oportunidade, embora tenha já cabeceado em esforço a poucos metros da linha de golo.
Aos 63 minutos, James Rodriguez apontou um livre direto e fez a bola embater na barra, após desviar na barreira.
Até que, dois minutos depois, Álvaro Pereira ''investiu'' de novo na velocidade e cruzou para Varela, que da ''meia lua'' rematou para o golo “azul e branco”.
Com o jogo controlado, os ''dragões'' ainda dispuseram de um par de oportunidades, com destaque para um potente remate frontal de Iturbe, a poucos minutos do fim, que fez a bola passar a centímetros do poste.
Mas, a derradeira oportunidade seria de Moreira, já nos ''descontos'', mas rematou de forma muito defeituosa, quando já só tinha Bracali pela frente.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.