Ao terceiro dia de provas do Rali de Monte Carlo, primeira etapa do Mundial da especialidade (WRC), Armindo Araújo alcançou o oitavo lugar na única especial desta sexta-feira.
Após as três especiais do dia, Loeb aumentou um pouco a diferença para o segundo, que continua a ser o espanhol Dani Sordo (Mini), já a 02.12,4 minutos, com o norueguês Petter Solberg (Ford Fiesta RS) a 03.19,2.
Loeb nem sequer precisou de se aplicar a fundo e não ganhou nenhuma das especiais do dia, em que os primeiros foram Solberg (St-Jean-en-Royans-Font d'Urle) e o finlandês da Citroen Mikko Hirvonen (Cimetière de Vassieux-Col de Gaudissart e Montauban sur l'Ouveze-Eygalayes).
No entanto, o octocampeão foi o mais regular, nesta passagem por pistas de neve de montanha, em Vercors e nos Alpes, pelo que é o grande favorito para as especiais de sábado à tarde e noite, e domingo de manhã, na entrada no Mónaco.
O português Armindo Araújo (Mini), que estava na 11.ª posição da classificação geral, foi hoje sucessivamente 11.º, 9.º e 8.º, passando a 10.º da geral, agora a 14.40,7 minutos de Loeb.
«O gelo que encontrámos na segunda especial obrigou-nos a andar a 5 km/h mas valeu o sacrifício. Na entrada para a última especial sabíamos que a décima posição estava bem perto e forçámos um pouco mais o ritmo», disse Armindo Araújo.
Na sua estreia em Monte Carlo, o piloto português traça já um balanço positivo: «Temos conseguido melhorar de dia para dia e recuperámos muitos minutos face a alguns adversários que estavam na nossa frente. É muito bom estar já no décimo lugar mas é verdade que ainda falta muito rali e nada está decidido».
Para sábado, o português antevê «quatro especiais muito exigentes», a pedir «calma e concentração», com duas passagens pelo Col de Turini, uma delas, disputada já de noite.