loading

CAN 2012: Polícia usa gás lacrimogéneo para conter entrada dos adeptos

A polícia foi hoje obrigada a usar gás lacrimogéneo para deter milhares de adeptos locais, que forçaram a entrada no complexo desportivo de Bata, palco do jogo de abertura da Taça das Nações Africanas (CAN).

As forças policiais tentaram revistar os adeptos, um a um, nos portões da entrada principal do estádio de Bata, antes da partida entre a Guiné Equatorial e a Líbia, mas a certa altura a afluência ia provocando o esmagamento das pessoas, forçando a polícia a abrir os portões e a permitir a entrada sem a devida revista.

Pelo menos numa ocasião, a polícia foi obrigada a recorrer ao uso de gás lacrimogéneo. Ao passar no portão principal, os adeptos tinham de percorrer um trajeto para chegar às bancadas, necessitando para tal de mostrar o bilhete noutro ponto de controlo.

No entanto, perante o risco de novas situações de esmagamento, conselheiros de segurança de Israel ordenaram a abertura das portas.

“Está tudo bem, está tudo bem”, gritavam os israelitas para os polícias locais, cada vez mais nervosos perante a multidão que forçava a entrada para as bancadas.

A polícia, munida de espingardas e coletes à prova de bala, montou barreiras em redor do estádio, num perímetro de vários quilómetros, e todos os veículos que acediam à zona foram sujeitos a uma vistoria de um detetor de metais de grandes dimensões.

Já dentro do complexo, entravam em ação patrulhas policiais apoiadas por cães e veículos blindados com armas pesadas, o que teve como consequência a formação de filas intermináveis ao longo do percurso que conduzia ao estádio, levando as pessoas, cada vez mais pressionadas, a forçar a abertura dos portões.

O autocarro da seleção da Guiné Equatorial chegou meia-hora mais tarde do que o horário previsto, acompanhado por um “comboio” policial de carros e motas com as sirenes a tocar.

A seleção anfitriã venceu a partida inaugural da CAN por 1-0, mercê de um golo do ex-jogador do Benfica e atual do Beira-Mar Javier Balboa.

Programa da jornada

Sábado, 21 de Janeiro de 2012
Guiné Equatorial - Líbia, 1 - 0
Senegal - Zâmbia, 1 - 2

Domingo, 22 de Janeiro de 2012
Costa do Marfim - Sudão, 1 - 0
Burkina Faso - Angola, 1 - 2

Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2012
Gabão - Níger, 2 - 0
Marrocos - Tunísia, 1 - 2

Terça-feira, 24 de Janeiro de 2012
Gana - Botswana, 1 - 0
Mali - Guiné-Conakri, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?