loading

CAN 2012: Mateus e Manucho colocam Angola no topo do Grupo B

A seleção angolana de futebol estreou-se hoje com um triunfo sobre a congénere do Burkina Faso por 2-1, colocando-se no topo do Grupo B da Taça das Nações Africanas de futebol, após a primeira jornada.

CAN 2012: Mateus e Manucho colocam Angola no topo do Grupo B

No “duelo” entre treinadores com passado português, Lito Vidigal (Angola) impôs-se a Paulo Duarte (Burquina-Faso) graças erros defensivos dos adversários e a ações individuais brilhantes por parte de Mateus e Manucho, respetivamente aos 48 e 68 minutos, inviabilizando o golo do empate, também de excelente execução, por parte de Alain Traoré, aos 57.

No outro encontro da “poule”, a Costa do Marfim bateu o Sudão, com um tento solitário do “capitão” Didier Drogba, aos 39 minutos, somando os mesmos três pontos de Angola, enquanto Burkina Faso e Sudão ficaram a “zeros”.

Na capital da Guiné Equatorial, Malabo, nenhum dos conjuntos criou oportunidades de golo dignas desse nome nos primeiros 45 minutos, preferindo ambas as cautelas defensivas e pouco risco no ataque e o jogo foi sendo repartido, esmagadoramente no meio-campo.

Na segunda parte, logo aos 48 minutos, uma jogada de insistência de Mateus permitiu-lhe recuperar a bola, enfrentar Koulibaly e arranjar um “buraco” por onde rematou cruzado e com sucesso, batendo o guarda-redes Diakité.

O adversário respondeu aos 57 minutos, num livre direto apontado ao canto inferior esquerdo da baliza defendida por um “congelado” Carlos.

Aos 68 minutos, nova perda de bola de um defesa contrário deu a Manucho a oportunidade de desferir um potentíssimo remate a 25 metros do alvo, voltando a colocar Angola em vantagem.

A equipa das “Palancas Negras” teve depois de aplicar-se até final perante o “assalto” à sua baliza, mas o guardião Carlos e seus companheiros de defesa conseguiram manter a vantagem até ao apito final.

A terceira presença seguida dos angolanos nos “quartos” fica, assim, bem encaminhada, uma vez que defrontam a 26 de janeiro o Sudão, enquanto Costa do Marfim e Burkina Faso protagonizam a outra partida.

Programa da jornada

Sábado, 21 de Janeiro de 2012
Guiné Equatorial - Líbia, 1 - 0
Senegal - Zâmbia, 1 - 2

Domingo, 22 de Janeiro de 2012
Costa do Marfim - Sudão, 1 - 0
Burkina Faso - Angola, 1 - 2

Segunda-feira, 23 de Janeiro de 2012
Gabão - Níger, 2 - 0
Marrocos - Tunísia, 1 - 2

Terça-feira, 24 de Janeiro de 2012
Gana - Botswana, 1 - 0
Mali - Guiné-Conakri, 1 - 0

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?