loading

«Top-10» de extracomunitários é quase um exclusivo português

FC Porto e Vitória de Guimarães são as duas equipas com mais jogadores extra-comunitários, entre as principais ligas europeias de futebol, sendo que oito emblemas lusos ocupam os 10 primeiros lugares do ''ranking''.

«Top-10» de extracomunitários é quase um exclusivo português
Futebol 365

Os números, que constam no ''Estudo Demográfico'', elaborado pelo ''Observatório do Futebol'' (CIES Football Observatory) e a que a Agência Lusa teve acesso, fazem emergir portistas e vimarenenses entre as 500 equipas estudadas, ambos com 64 por cento de jogadores extra-comunitários nos respetivos plantéis.

De resto, no ''top-10'' desta vertente apenas os italianos do Inter de Milão (59,3 por cento) e do Catania (48,3) impedem o pleno de equipas lusas, em que constam ainda os nomes de Sporting de Braga (63), Marítimo (60), União de Leiria (58,3), Nacional da Madeira (53,8), Benfica (52) e Sporting (48,1).

Contudo, alargando a pesquisa ao ''top-23'', é possível integrar mais cinco conjuntos lusos, que elevam para 13 o número total de portugueses neste extremo superior do ''ranking'': Gil Vicente (46,2 por cento), Olhanense (44), Académica (38,5), Paços de Ferreira (38,5) e Rio Ave (38,5).

Dos 16 emblemas que disputam a Liga portuguesa, somente Feirense, Beira-Mar e Vitória de Setúbal escapam a este ''top-23'', que inclui ainda cinco equipas italianas, duas belgas, duas ucranianas e uma cipriota.

Por outro lado, os russos do FC Rostov e os belgas do Gent são os clubes com maior número de nacionalidades no plantel, ambos com 16, apenas mais uma do que os ingleses do Arsenal (15) e os escoceses do Celtic (15).

Manchester United (14 nacionalidades) e Manchester City (13) são os outros destaques do ''top-14'', em que não figura qualquer equipa portuguesa.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?