loading

Liga portuguesa só tem 14 por cento de internacionais, FC Porto na elite

Apenas 14 por cento dos jogadores da Liga portuguesa de futebol jogaram pelas respetivas seleções nacionais durante o ano de 2011, sendo que o campeão FC Porto é o único clube luso a figurar no ''top-30'' europeu.

Liga portuguesa só tem 14 por cento de internacionais, FC Porto na elite
Futebol 365

Os números, a que a agência Lusa teve acesso, foram publicados no ''Estudo Demográfico 2012'', documento elaborado anualmente pelo ''Observatório do Futebol'' (CIES Football Observatory), sediado na Suíça, e da autoria dos analistas Raffaele Poli, Roger Besson e Loic Ravenel.

Entre os 33 países europeus analisados, a Liga portuguesa ocupa a 14.ª posição do ''ranking'', com um registo de 13,7 por cento de jogadores internacionais ''ativos'' durante o ano de 2011, números abaixo da média europeia (14,4).

Portugal é, de resto, o primeiro país a ''fugir'' à média europeia, embora o estudo revele que a Liga nacional subiu 3,6 por cento em relação a 2010 (10,1) e quase o dobro comparativamente a 2009 (7,0).

O ''ranking'' é liderado pela Liga inglesa, com 41,2 por cento de jogadores internacionais, enquanto Alemanha (33,2) e Rússia (28,6) completam o pódio, superando França (25,8), Itália (25,1) e Espanha (23).

Na parte inferior da tabela encontram-se as ligas da Croácia (2,3), da Eslovénia (1,6) e da República da Irlanda (zero), que apresentam os números mais baixos na percentagem de atletas internacionais.

Dos 500 clubes analisados, o campeão nacional FC Porto é o único português a integrar o ''top-30'', ocupando a 13.ª posição, juntamente com os russos do CSKA de Moscovo e os ingleses do West Bromwich, todos com 56 por cento de internacionais nos respetivos plantéis, que iniciaram esta época.

Neste particular, o campeão europeu FC Barcelona lidera destacado, com 81 por cento de internacionais, à frente dos ingleses do Manchester City (73,1) e do rival Real Madrid (70,8).

Além de integrar a ''elite'' europeia, os portistas lideram dentro de portas, superando os rivais Sporting (44,4) e Benfica (36), segundo e terceiro classificados, respetivamente, entre as 16 formações da Liga portuguesa.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?