A tenista russa bateu a alemã Sabine Lisicki e irá agora defrontar a compatriota Ekaterina Makarova, que afastou a pentacampeã Serena Williams.
A tenista russa, Maria Sharapova, 4.ª pré-designada do Open da Austrália, venceu esta segunda-feira a alemã Sabine Lisicki em três ''sets'' (3-6, 6-2, 6-3), apurando-se assim para os quartos de final da prova que decorre em Melbourne, na Austrália..
Sharapova defrontará agora a sua compatriota, Ekaterina Makarova, que eliminou a pentacampeã norte-americana, Serena Williams.
As ''quedas'' da norte-americana e do francês Jo-Wilfried Tsonga, ''carrasco'' de Frederico Gil na ronda anterior, marcaram, para já, a jornada de hoje.
Depois de falhar a edição de 2011 por lesão, Serena Williams apresentava-se como grande candidata ao sexto título na Austrália, mas foi inesperadamente eliminada na quarta ronda pela russa Ekaterina Makarova, vice-campeã do Estoril Open de 2009 e a menos cotada entre as jogadoras nesta fase da prova (n.º 56).
Serena Williams só tinha perdido dois encontros: na terceira ronda de 2006 e nos quartos de final de 2008.
Para Makarova, que chegou pela primeira vez aos quartos de final de um ''Grand Slam'', segue-se a russa Maria Sharapova, a campeã de 2008.
No quadro masculino, Kei Nishikori, que chegava a Melbourne com um currículo modesto em torneios ''major'' (apenas uma vez na quarta ronda em dez presenças), tornou-se no primeiro japonês, desde o início da Era Open (1968), a chegar aos quartos de final do Open da Austrália.
Frente ao número seis do Mundo, Nishikori fez história com um triunfo em cinco ''sets'', pelos parciais de 2-6, 6-2, 6-1, 3-6 e 6-3.
A jornada masculina só encerra com o embate, a decorrer, entre o número um do Mundo e campeão em título, o sérvio Novak Djokovic, e o australiano Lleyton Hewitt, que tem como melhor resultado em ''casa'' o título de vice-campeão de 2005.