loading

Liga Zon Sagres: «Capitão América» marca dois e volta a ser herói

Um ''bis'' de norte-americano Oguchi Onyewu garantiu hoje ao Sporting a primeira e muito precisada vitória em 2012 e acalmou os ânimos em Alvalade, no triunfo por 2-0 na receção ao Beira-Mar, na 17.ª jornada da Liga de futebol.

Liga Zon Sagres: «Capitão América» marca dois e volta a ser herói

O ''Capitão América'' foi o herói que o Sporting necessitava para pôr fim a uma série negra de seis jogos sem vencer e a quatro jornadas na Liga sem triunfos, e com dois golos de cabeça, aos 18 e 27 minutos, ajudou também a disfarçar nova exibição descolorida da formação de Domingos Paciência.

O Sporting, que continua a demonstrar um futebol muito ''mastigado'', com pouca criatividade e velocidade, obteve um triunfo que permite silenciar, para já, os alarmes que começaram a tocar em Alvalade e que relança a equipa na luta por um lugar na Liga dos Campeões da próxima temporada.

Com este triunfo, os ''leões'' colocam-se provisoriamente a dois pontos do Sporting de Braga, que segunda-feira defronta na Madeira o Marítimo, num confronto entre dois adversários diretos da equipa lisboeta.

Mesmo assim, a vitória não disfarça os problemas existentes no ''onze'' de Domingos Paciência, principalmente nos lugares de trinco e ponta de lança, dando a entender que é urgente os regressos dos lesionados Rinaudo e Ricky van Wolfswinkel.

Renato Neto, que repetiu a titularidade de Olhão, esteve desastrado e obrigou mesmo Domingos a substitui-lo aos 60 minutos por André Santos, que acabaria também por entrar muito mal no jogo.

Na frente, Sebastian Ribas, que até protagonizou dois remates perigosos (60 e 76 minutos), deu razão às declarações de Domingos Paciência na semana passada, quando alertou que o uruguaio está sem ritmo de jogo. O avançado andou perdido em campo e raramente conseguiu combinar com os seus colegas de equipa.

O lugar de capitão parece também cada vez mais ser um problema na formação de Domingos Paciência, com João Pereira, que está longe da sua melhor forma, novamente a demonstrar a falta de experiência e serenidade que se pede a alguém que use a braçadeira.

Num cenário raro nos últimos tempos no Estádio de Alvalade (e no futebol português), com o encontro a iniciar ainda durante o dia, Onyewu até começou mal a partida, quando logo nos primeiros segundo cometeu um erro na defesa e viu um cartão amarelo, mas acabaria por ser essencial na equipa do Sporting.

Com Capel e Jeffren nas alas, no apoio a Ribas, o Sporting até mostrou querer resolver cedo a questão, mas com nervosismo a mais e calma a menos.

Foi preciso a eficácia de Onyewu para o Sporting relaxar. Primeiro, o norte-americano cabeceou com sucesso aos 18 minutos, num canto marcado por Jeffren, e aos 27 repetiu a proeza, desta vez a um livre marcado por Capel.

Perante quase 40 mil pessoas, o Sporting pouco mais fez no encontro, enquanto o Beira-Mar, que também tem que melhorar bastante se quiser manter-se no campeonato principal, chegou a acertar por duas vezes na barra.

Zhang esteve perto de se tornar o primeiro chinês a marcar em Alvalade, aos 52 minutos, e Nildo imitou o seu colega de equipa aos 90.

Mesmo jogando com pouca velocidade, e já com Carrillo em campo, o Sporting ainda obrigou Jonas, o guarda-redes dos aveirenses, a aplicar-se em resposta a remates de Ribas e Capel.

Programa da jornada

Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2012
V. Guimarães - Nacional, 1 - 0

Sábado, 28 de Janeiro de 2012
Rio Ave - Académica, 0 - 0
Feirense - Benfica, 1 - 2

Domingo, 29 de Janeiro de 2012
V. Setúbal - Olhanense, 2 - 3
U. Leiria - Paços Ferreira, 2 - 4
Sporting - Beira-Mar, 2 - 0
Gil Vicente - FC Porto, 3 - 1

Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2012
Marítimo - Sp. Braga, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?