loading

FC Porto perde em Barcelos e deixa fugir Benfica na liderança da Liga

O FC Porto deixou hoje fugir o Benfica na liderança da Liga de futebol, ao perder no campo do Gil Vicente, por 3-1, num encontro que marcou o fim de uma série de 55 jogos sem perder dos campeões nacionais.

FC Porto perde em Barcelos e deixa fugir Benfica na liderança da Liga
Futebol 365

Na 17.ª jornada, os “dragões” saíram de Barcelos a cinco pontos da liderança, devido a uma inesperada derrota frente ao Gil Vicente, equipa que luta pela manutenção e que teve em Cláudio a sua grande figura.

O defesa central, que é o melhor marcador da equipa de Paulo Alves, com seis golos, bisou, aos 15 e 45+1 minutos de grande penalidade, e André Cunha, aos 52, fez o terceiro dos gilistas.

Silvestre Varela ainda reduziu aos 77 minutos, mas o tento do internacional português foi insuficiente para o FC Porto fugir à primeira derrota no campeonato em quase duas temporadas.

O último desaire dos “dragões” na Liga tinha sucedido em 28 de fevereiro de 2010, ainda com Jesualdo Ferreira no comando, quando foram derrotados pelo Sporting, por 3-0, no Estádio de Alvalade.

A partir daí, o FC Porto construiu uma série de 55 jogos sem perder e frente ao Gil Vicente tinha a possibilidade de igualar o recorde alcançado pelo Benfica entre 1976 e 78.

Os campeões nacionais deixaram assim fugir o Benfica, que sábado suou para vencer no campo do Feirense, por 2-1, e que agora tem uma vantagem mais confortável na frente.

No Estádio de Alvalade, o Sporting somou a primeira vitória no ano, ao bater o Beira-Mar, por 2-0, e pôs fim a uma série negra de jogos sem vencer.

O defesa norte-americano Oguchi Onyewu foi a grande figura dos “leões”, ao assinar os dois golos da equipa, aos 18 e 28 minutos, num triunfo que também relança o Sporting na luta pela Liga dos Campeões da próxima temporada.

A equipa lisboeta ficou provisoriamente a dois pontos do Sporting de Braga, que defronta na segunda-feira o Marítimo, na Madeira, no confronto que encerra a jornada.

Na luta pela manutenção, o Vitória de Setúbal teve uma ronda para esquecer e assumiu o indesejado lugar de “lanterna vermelha” da competição, ao perder no Bonfim por 3-2 frente ao Olhanense, que deu um salto na classificação até ao sétimo lugar.

A derrota ainda é mais amarga para os “sadinos” já que estiveram a vencer por 2-0, com golos do regressado Meyong e de Fernando Alexandre (na própria baliza), mas deixaram os algarvios dar a volta ao marcador, com um “bis” de Yontcha e um de Ismaily.

O Paços de Ferreira, que já há algum tempo era o último classificado, foi vencer a Leiria, por 4-2, e abandonou a zona de despromoção, estando agora na 14.ª posição, à frente do clube do Lis.

Depois do 2-2 registado ao intervalo, o avançado brasileiro Michel cotou-se como a figura dos “castores” ao marcar dois golos na segunda parte.

Sendo assim, Vitória de Setúbal e União de Leiria ocupam a zona de despromoção, com 14 pontos, atrás de três equipas com 15 (Paços de Ferreira, Rio Ave e Feirense) e do Beira-Mar, com 16.

Mais afastado desta luta ficou o Gil Vicente, que agora soma 19.

Programa da jornada

Sexta-feira, 27 de Janeiro de 2012
V. Guimarães - Nacional, 1 - 0

Sábado, 28 de Janeiro de 2012
Rio Ave - Académica, 0 - 0
Feirense - Benfica, 1 - 2

Domingo, 29 de Janeiro de 2012
V. Setúbal - Olhanense, 2 - 3
U. Leiria - Paços Ferreira, 2 - 4
Sporting - Beira-Mar, 2 - 0
Gil Vicente - FC Porto, 3 - 1

Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2012
Marítimo - Sp. Braga, 1 - 2

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?