loading

CAN 2012: Angola perde com Costa do Marfim e fica-se pela primeira fase

A selecção angolana perdeu esta segunda-feira por 2-0 frente à Costa do Marfim, tendo sido ultrapassada por um golo pelo Sudão e quedando-se pela primeira fase da Taça das Nações Africanas (CAN).

CAN 2012: Angola perde com Costa do Marfim e fica-se pela primeira fase

Em Malabo, capital da Guiné-Equatorial, coorganizador da prova, Angola despediu-se prematuramente do CAN2012 apenas por culpa própria, acabando por cometer vários erros defensivos que culminaram na eliminação.

No Grupo B, mesmo perdendo frente à Costa do Marfim, um golo dos angolanos teria sido suficiente para garantir a qualificação e ganhar vantagem sobre o Sudão, que acabou por seguir em frente, após vencer o Burkina Faso, do português Paulo Duarte, por 2-1.

Uma desinspirada defesa de Angola acabou por deitar tudo a perder, primeiro na segunda jornada, ao permitir o empate frente ao Sudão quando faltavam 15 minutos para carimbar o passaporte, e agora frente à Costa do Marfim que, mesmo sem as suas principais figuras, incluindo Didier Drogba, garantiu o triunfo no grupo.

O central Miguel, que já tinha feito má figura frente ao Sudão, voltou a ficar mal na fotografia, desta vez ao deixar passar a bola por entre as pernas no primeiro golo da Costa da Marfim, marcado por Eboué, aos 33 minutos.

Mesmo em desvantagem, Angola ainda estava qualificada para os quartos de final, mas novo erro defensivo, desta vez num desentendimento entre Dani e o guarda-redes Wilson, permitiu novo tento dos marfinenses, aos 65 minutos, por Bony.

Pouco depois, o Sudão fez o 2-0 sobre o Burkina-Faso, por Mudather El Tahir, que bisou aos 33 e 80 minutos, colocando ainda mais negro o cenário de Angola na CAN2012.

Os “Palancas Negras”, que nessa altura precisavam de dois golos, ainda tentaram pelo menos reduzir a desvantagem, mas o guarda-redes Daniel Yeboah mostrou-se sempre muito seguro na baliza da Costa do Marfim.

Já quando o Angola-Costa de Marfim tinha chegado ao fim, o Burkina-Faso marcou perante o Sudão, por Dagano (90+6), num tento que poderia ter sido crucial para a seleção angolana.

O técnico Paulo Duarte, que disputou a sua segunda CAN pelo Burkina Faso, despediu-se da competição com apenas derrotas.

Nos quartos de final, a Costa do Marfim vai defrontar a Guiné-Equatorial, num jogo que deverá fazer parar o país coanfitrião, que participa pela primeira vez na fase final da CAN, e o Sudão encontra a Zâmbia. Os dois jogos estão agendados para 4 de fevereiro.

Programa da jornada

Domingo, 29 de Janeiro de 2012
Líbia - Senegal, 2 - 1
Guiné Equatorial - Zâmbia, 0 - 1

Segunda-feira, 30 de Janeiro de 2012
Costa do Marfim - Angola, 2 - 0
Sudão - Burkina Faso, 2 - 1

Terça-feira, 31 de Janeiro de 2012
Gabão - Tunísia, 1 - 0
Níger - Marrocos, 0 - 1

Quarta-feira, 1 de Fevereiro de 2012
Botswana - Mali, 1 - 2
Gana - Guiné-Conakri, 1 - 1

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?